As mulheres, ainda hoje, ouvem a velha piada de que são “perigo constante” ao conduzir um veículo. E esse tipo de visão machista é um entrave para que mais brasileiras encarem o trânsito como motoristas.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Trânsito (Abramet) mostra que dois milhões de brasileiros têm medo de dirigir, sendo que 80% são mulheres.
O medo de dirigir e de ter de enfrentar uma selva predominantemente masculina vai ao encontro de um dado muito importante: os homens têm 3,4 vezes mais chances do que as mulheres de conseguir uma multa por dirigir de forma imprudente e 3,1 vezes mais em serem citados por dirigirem embriagados, de acordo com um estudo da Quality Planning, empresa de pesquisa que trabalha para companhias de seguros.
Se o preconceito ainda impera no trânsito, o número de mulheres habilitadas reflete diretamente isso. O Brasil soma hoje 74,3 milhões de carteiras nacional de habilitação (CNHs). Desse total, somente 35% são de mulheres, segundo o Senatran.
O repórter Caio Rossini conversou com a especialista em Direito de Trânsito, Mércia Gomes, que explicou os detalhes sobre estes dados.
Ouça!
O Setor de Proteção Animal da Polícia Civil de Itapetininga prendeu, preventivamente, um homem acusado…
O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…
Matéria atualizada às 15h38 (26) - velório do ator O velório do ator Ney Latorraca,…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a última edição deste ano da atividade de troca…
Segmentos de alta tecnologia crescem acima da indústria de transformação no país. Expansão de janeiro…
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…