A Prefeitura Sorocaba recebeu a confirmação do ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, para a realização de estudos sobre mudanças na execução das obras do Corredor Oeste do BRT (Bus Rapid Transit) Sorocaba. A demanda foi apresentada por comitiva liderada pelo prefeito Rodrigo Manga, nesta quarta-feira (9), em Brasília (DF), durante reunião no MDR.
O encontro foi intermediado pelo deputado federal Capitão Derrite e contou, ainda, com a participação dos secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Fausto Bossolo (Administração – Sead) e Marcio Carrara (Educação –Sedu), além do diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto; do diretor de Transportes da Urbes, Adriano Brasil; do vereador Vinicius Aith e do Senhor Sérgio Reze, representando os comerciantes da Avenida General Carneiro.
“O sinal verde para analisar alterações no projeto original do BRT está dado. Faltava esse aval do ministro, pois a Caixa Econômica Federal já tinha sinalizado à Prefeitura de Sorocaba que não há impedimento do ponto de vista técnico de engenharia. Queremos trazer agilidade para as obras, o mínimo de transtorno possível para cidade e o conforto que a população merece”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
A principal mudança no projeto original é quanto à alteração de lado da faixa do corredor de trânsito do BRT, para que os ônibus trafeguem à direita da Avenida General Carneiro, assim como no modelo adotado nas avenidas São Paulo (Corredor Leste) e Antônio Carlos Comitre (Corredor Sul). Atualmente, o projeto executivo do Corredor Oeste prevê esse tráfego em faixa exclusiva à esquerda.
“Esse grupo, aqui presente, mostra a integração de setores que existe em Sorocaba, na resolução de problemas comuns. Estamos à disposição para trabalhar em conjunto, para mudar o objeto do contrato e para que um novo modelo de corredor possa ser efetivado e melhorar a mobilidade e a condição de vida das pessoas que moram nessa importante cidade de São Paulo. Apoiamos ações meritórias, como esta, trazida por Sorocaba”, apontou o ministro Rogério Marinho.
O ministro, inclusive, colocou um técnico do MDR à disposição para acompanhar os estudos, junto às equipes da Semob, Urbes e Caixa Econômica Federal, e colaborar na definição da melhor solução para essa questão. “O prazo de conclusão das obras, previsto para 2023, está mantido, até o momento. Isso porque o impacto das obras, estimado no novo modelo, é muito menor que o original. Inclusive, não será mais necessário fazer o remanejamento de uma adutora de água e de dutos de telefonia sob a Avenida General Carneiro, na pista por onde passariam os ônibus”, pontuou o diretor-presidente da Urbes.
No momento, são realizadas adequações de correção de interferências na via por onde trafegará o Corredor Oeste do BRT, até que o novo projeto seja definido. Trata-se de o terceiro e último trecho exclusivo desse sistema no município, oriundo de contrato firmado em 2018, entre a concessionária de transporte e a gestão pública anterior, que já está 70% executado.
“Sempre deixamos claro que o contrato do BRT assinado anteriormente por administração anterior não representa uma prioridade do atual Governo, como são outros projetos que já estão acontecendo, a exemplo do Complexo Hospitalar Municipal, dos mutirões da saúde, ações na área de segurança e a revolução tecnológica na educação. Porém, o contrato com a empresa precisa ser concluído e essas alterações vão minimizar os impactos quanto ao projeto inicial”, acrescentou o prefeito Rodrigo Manga.
O secretário de Mobilidade frisou que a mudança no projeto não reflete apenas a vontade desse grupo, sendo um apelo coletivo. “A busca é minimizar possíveis transtornos e, permanentemente, melhorar a qualidade do transporte público, seja para passageiros, bem como para pedestres e outros agentes que compõem a mobilidade urbana”, disse.
Com informações da Secom Sorocaba
Foto: Secom Sorocaba
Votorantim e Sorocaba firmaram uma carta de intenção para a criação da Aliança Intercidades, um…
O Governo de São Paulo reforçou nesta quinta-feira (09) a ajuda humanitária para o município…
O sorotipo 3 da dengue registrou aumento em meio a testes positivos para a doença…
O Grupo Planeta concluiu, em 2024, a implantação de uma tecnologia inédita na região, que…
Bairros inteiros nos arredores de Los Angeles foram devastados por incêndios que continuam fora de…
Estão disponíveis para consulta as notas dos estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do…