Jornalismo

Toyota suspende produção de veículos na fábrica de Sorocaba

A Toyota do Brasil suspendeu, temporariamente, a produção de veículos nas fábricas de Sorocaba e de Indaiatuba a partir desta quarta-feira (9), por conta da falta de suprimentos.

Segundo a montadora, a suspensão começa nesta quarta e segue até a sexta-feira (11). Com isso, a produção nas duas fábricas deverá ser retomada na segunda-feira (14). Na fábrica de Sorocaba, atualmente, a montadora possui cerca de 2,7 mil funcionários.

Segundo a Toyota do Brasil, a medida afeta as plantas de Sorocaba onde são produzidos os modelos Yaris (hatch e sedã), Corolla Cross e Etios (somente para exportação), e a de Indaiatuba, onde é fabricado o Corolla, nos dias 9, 10 e 11 de março.

“Apesar dos esforços realizados ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, a Toyota do Brasil informa que a companhia reitera que vem buscando soluções que minimizem os impactos ao consumidor e que mantém diálogo constante e aberto com seus fornecedores, além de aplicar em suas unidades o –Toyota Production System– como forma de minimizar o grande impacto que essa situação atípica vem causando em sua operação e em toda a sua cadeia de fornecedores”, informa a Toyota do Brasil.

A empresa não informou o motivo da falta de insumos e não foi a primeira vez que a Toyota do Brasil tomou a mesma medida e pela mesma situação. Conforme a Toyota do Brasil a fábrica de Porto Feliz, onde são produzidos motores, não foi afetada pela suspensão.

Componentes importados do Japão

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) informa que a montadora está sofrendo com a falta de componentes importados do Japão, como cinto de segurança para os veículos.

Ainda conforme o SMetal, os funcionários das fábricas da Toyota do Brasil não serão prejudicados com a suspensão temporária da produção de veículos por conta do acordo de banco de dias emergencial negociado com a montadora.

O sindicato informa que a medida garante que os trabalhadores fiquem em casa sem desconto salarial quando a falta de matéria-prima impactar a produção.

Suspensões em 2021

No ano passado, pelo menos em duas ocasiões a Toyota do Brasil também teve que suspender temporariamente a produção em suas plantas nas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) também pela falta de insumos, mas provocada pela pandemia da Covid-19.

De 18 a 27 de agosto de 2021, a suspensão temporária ocorreu na fábrica de Sorocaba e de forma parcial na planta de Porto Feliz. Em abril do ano passado, a montadora paralisou a produção por alguns dias em suas quatro fábricas no Brasil, incluindo as plantas das cidades de Sorocaba, Porto Feliz, São Bernardo do Campo e Indaiatuba. O motivo, desta vez, foi antecipação de feriados e contribuir com a redução de circulação de pessoas no momento mais crítico da pandemia na ocasião.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Foto: Divulgação

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

2 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

4 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

7 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

17 horas atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

23 horas atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

1 dia atrás