A Toyota do Brasil suspendeu, temporariamente, a produção de veículos nas fábricas de Sorocaba e de Indaiatuba a partir desta quarta-feira (9), por conta da falta de suprimentos.
Segundo a montadora, a suspensão começa nesta quarta e segue até a sexta-feira (11). Com isso, a produção nas duas fábricas deverá ser retomada na segunda-feira (14). Na fábrica de Sorocaba, atualmente, a montadora possui cerca de 2,7 mil funcionários.
Segundo a Toyota do Brasil, a medida afeta as plantas de Sorocaba onde são produzidos os modelos Yaris (hatch e sedã), Corolla Cross e Etios (somente para exportação), e a de Indaiatuba, onde é fabricado o Corolla, nos dias 9, 10 e 11 de março.
“Apesar dos esforços realizados ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, a Toyota do Brasil informa que a companhia reitera que vem buscando soluções que minimizem os impactos ao consumidor e que mantém diálogo constante e aberto com seus fornecedores, além de aplicar em suas unidades o –Toyota Production System– como forma de minimizar o grande impacto que essa situação atípica vem causando em sua operação e em toda a sua cadeia de fornecedores”, informa a Toyota do Brasil.
A empresa não informou o motivo da falta de insumos e não foi a primeira vez que a Toyota do Brasil tomou a mesma medida e pela mesma situação. Conforme a Toyota do Brasil a fábrica de Porto Feliz, onde são produzidos motores, não foi afetada pela suspensão.
Componentes importados do Japão
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) informa que a montadora está sofrendo com a falta de componentes importados do Japão, como cinto de segurança para os veículos.
Ainda conforme o SMetal, os funcionários das fábricas da Toyota do Brasil não serão prejudicados com a suspensão temporária da produção de veículos por conta do acordo de banco de dias emergencial negociado com a montadora.
O sindicato informa que a medida garante que os trabalhadores fiquem em casa sem desconto salarial quando a falta de matéria-prima impactar a produção.
Suspensões em 2021
No ano passado, pelo menos em duas ocasiões a Toyota do Brasil também teve que suspender temporariamente a produção em suas plantas nas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) também pela falta de insumos, mas provocada pela pandemia da Covid-19.
De 18 a 27 de agosto de 2021, a suspensão temporária ocorreu na fábrica de Sorocaba e de forma parcial na planta de Porto Feliz. Em abril do ano passado, a montadora paralisou a produção por alguns dias em suas quatro fábricas no Brasil, incluindo as plantas das cidades de Sorocaba, Porto Feliz, São Bernardo do Campo e Indaiatuba. O motivo, desta vez, foi antecipação de feriados e contribuir com a redução de circulação de pessoas no momento mais crítico da pandemia na ocasião.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Foto: Divulgação
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…