Jornalismo

Vereadores aprovam aumento de multa para excesso de espera em bancos

Os vereadores de Sorocaba aprovaram hoje (10), em sessões extraordinárias, um projeto de lei que aumenta as multas aplicadas à agências bancárias da cidade que descumprirem o tempo máximo de espera para atendimento dos clientes.

O projeto altera a redação do artigo 6º da Lei 7.391, de 3 de junho de 2005. Por causa da pandemia, essa lei sofreu alterações por meio da Lei 12.323, de 20 de julho de 2021, “com o intuito de ver resguardado o direito dos munícipes em ter atendimento célere e seguro nas agências bancárias e correlatos ou fora delas”. 

Na mudança feita no ano passado, a administração municipal passou a autuar as agências pelo tempo excessivo de espera, tanto dentro, quanto fora dos estabelecimentos, obrigando também os bancos a fornecerem senhas nas filas que se formam, inclusive, do lado externo das agências.

No entanto, segundo a Prefeitura de Sorocaba, a lei não está sendo cumprida por causa do “valor irrisório” das multas, que atualmente variam de R$ 5 mil reais a R$ 10 mil até a quinta reincidência.

Em razão disso, o projeto de lei altera o artigo 6º da Lei 7.391, e estabelece que o não cumprimento das normas municipais sobre prazo de atendimento nas agências acarretará ao estabelecimento infrator, após advertência, multa no valor de R$ 50 mil, suspensão temporária do alvará de funcionamento por um período de 90 dias ou cassação definitiva do alvará, em caso de reincidência da pena de suspensão temporária.

Atualmente, a Lei 12.323 estabelece que, nos caixas ou caixas eletrônicos, o tempo máximo de espera é de 15 minutos em dias normais e de 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados e dias de pagamentos dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais.

Já o tempo máximo de espera para atendimento nas mesas é de 30 minutos em dias normais e de 45 minutos em véspera ou após feriados prolongados e dias de pagamentos dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais.

Os vereadores se manifestaram sobre o tema e deram depoimentos sobre problemas relatados por cidadãos, principalmente idoso. Eles citaram ainda agências das avenidas Ipanema e Itavuvu que apresentam filas enormes, no sol, em dias de pagamento, incluindo cadeirantes, situação que foi agravada durante a pandemia, quando houve redução no horário de atendimento e distribuição do auxílio emergencial.

Ouça a reportagem de André Fazano!

Cruzeiro FM
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