A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba iniciaram, nesta quarta-feira (9), os trabalhos para a remoção de plantas aquáticas nos lagos do Parque das Águas, localizado no Jardim Abaeté.
Antes disso, o mesmo processo já havia sido realizado pelo Município entre setembro e outubro do ano passado.
“A Prefeitura solicitou essa ação conjunta entre a Sema e o Saae para que seja realizada a contenção da proliferação da vegetação, o mais rapidamente possível. A nossa previsão é que todo o serviço, contando os dois lagos do parque, seja finalizado em cerca de 30 dias”, afirma o diretor-geral do Saae, Tiago Suckow.
A ação de limpeza está sendo executada com o auxílio de uma retroescavadeira para remover as plantas aquáticas. Em paralelo, uma equipe embarcada, utilizando um bambu preso a uma corda, faz a delimitação da área já limpa e, consequentemente, arrasta a vegetação a ser retirada para um ponto do lago que esteja ao alcance da retroescavadeira.
Esse foi o mesmo sistema já adotado com sucesso pela autarquia para realizar a limpeza nos lagos do Parque das Águas e na Bacia de Contenção do Abaeté, no ano passado, quando também ocorreu essa mesma proliferação das plantas aquáticas. Toda a vegetação removida será devidamente descartada no Aterro de Inertes.
Com informações da Secom Sorocaba
Foto: Secom Sorocaba
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…