O Procon Sorocaba, órgão vinculado à Secretaria Jurídica (SEJ), anunciou hoje (11) que vai realizar fiscalizações, a partir de denúncias recebidas, como forma de evitar abusos de valores nos preços dos combustíveis.
O órgão de defesa do consumidor já recebeu sete queixas sobre postos da cidade que aplicaram o aumento nos preços da gasolina e do diesel nesta quinta-feira (10), sendo que o reajuste começou a valer a zero hora desta sexta-feira.
Consumidores também registraram três denúncias de postos de outros municípios da região, que serão repassados à Fundação Procon-SP.
Se os postos aplicaram o reajuste com estoque comprado antes desta sexta-feira, o reajuste é considerado abusivo e caso seja constatada a irregularidade, o estabelecimento será autuado com base no Art. 39, Inciso V do Código de Defesa do Consumidor, de acordo com o Procon.
“Temos acompanhado as notícias sobre o reajuste no preço dos combustíveis, em especial a gasolina, o diesel e o gás de cozinha (GLP). A orientação é que o consumidor, caso note aumento abusivo, registre a denúncia, informando os dados do posto e, se possível com fotos do preço reajustado”, destaca a superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.
Equipes de fiscalização do Procon Sorocaba aguardam informações sobre quais procedimentos serão adotados pela Fundação Procon-SP, com intuito de seguir as mesmas diretrizes. “Mas adianto que todos os posto denunciados serão fiscalizados, para verificar e inibir o aumento injustificado”, reitera a superintendente do órgão local.
Até o presente momento, foram registradas sete denúncias de postos localizados em Sorocaba, que serão alvo de fiscalização,
Os consumidores que necessitarem de atendimento do Procon Sorocaba, para esclarecimento de dúvidas, solicitação de orientações ou fazer denúncias, podem entrar em contato pelo WhatsApp: (15) 99198-2958.
Reclamações também podem ser feitas pelo site: www.procon.sorocaba.sp.gov.br ou presencialmente na unidade sede do órgão municipal, que fica na Avenida Antônio Carlos Comitre, altura do nº 331. O atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Com informações do Procon Sorocaba
Foto: Secom Sorocaba
O Setor de Proteção Animal da Polícia Civil de Itapetininga prendeu, preventivamente, um homem acusado…
O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…
Matéria atualizada às 15h38 (26) - velório do ator O velório do ator Ney Latorraca,…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a última edição deste ano da atividade de troca…
Segmentos de alta tecnologia crescem acima da indústria de transformação no país. Expansão de janeiro…
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…