O número de óbitos por Covid-19 em pacientes não vacinados é 26 vezes maior que em imunizados com duas doses no estado de São Paulo, aponta um estudo da Secretaria de Estado da Saúde divulgado nesta segunda-feira (14).
A iniciativa analisou 8.283 mortes registradas pelos 645 municípios do estado no sistema Sivep-Gripe entre 5 de dezembro de 2021 e 26 de fevereiro de 2022, quando havia prevalência e circulação da variante Ômicron.
Deste total, 7.942 óbitos foram considerados no estudo, uma vez que tinham o campo de vacinação preenchido no sistema oficial.
“Os dados mostram o impacto dos índices de vacinação no estado de São Paulo, que hoje tem quase 90% da população elegível vacinada com as duas doses. Mesmo com a circulação de uma variante mais transmissível, que é o caso da Ômicron, os números comprovam que São Paulo fez a escolha cerca em apostar na ciência e na vacinação como as principais medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19”, destacou, em nota, a coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização), Regiane de Paula.
Segundo o governo de São Paulo, o número de mortes ocorridas no período da análise, entre os não vacinados, foi de 332 por 100 mil habitantes.
Já entre os habitantes com esquema vacinal com duas doses, a quantidade é de 13 óbitos por 100 mil pessoas.
Os dados demonstram, ainda, que as mortes foram 69% maiores em imunizados com apenas uma dose – 22 mortes por 100 mil habitantes -, se comparado com os que têm duas aplicações de imunizantes.
A análise considerou a população elegível para a vacinação em São Paulo, que é de cerca de 43,2 milhões de pessoas, eas mais de 100 milhões de doses aplicadas durante toda a campanha no estado.
Aproximadamente 717 mil pessoas não tomaram nenhuma dose em SP, segundo o governo.
Nesta segunda-feira (14), de acordo com o Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), o estado de São Paulo tem 5.128.738 casos acumulados da Covid-19 e 166.093 óbitos.
As informações são da CNN Brasil.
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…