A Santa Casa de Sorocaba não tem mais leitos de internação exclusivos para atender pacientes com Covid-19, a partir desta terça-feira (15). O hospital até ontem (14) tinha 10 vagas na enfermaria, que não tinham internados, e 20 vagas de UTI, nas quais havia 5 pessoas internadas.
Esta quantidade de leitos já não aparece no censo de leitos divulgado hoje pela Secretaria Municipal da Saúde e é a primeira vez que o hospital deixa de operar com vagas para pacientes infectados pelo coronavírus, desde o início da pandemia há dois anos.
O Jornalismo da Cruzeiro FM questionou a Secretaria de Comunicação, que informou: ” Devido à melhora na situação epidemiológica, a Santa Casa não dará continuidade no contrato de serviços de leitos Covid.”
De acordo com a pasta, o encerramento do contrato foi feito pelo hospital.
Nós entramos em contato com o padre Flávio Jorge Miguel Júnior, que é gestor da Santa Casa, para questionar este fechamento dos leitos e aguardamos a resposta, que ainda não foi enviada até o fechamento desta reportagem.
Com isso, a rede municipal de saúde segue operando com leitos de internação nos convênios firmados com o Hospital Amhemed, que tem 20 vagas de enfermaria e 4 leitos de UTI (todos sem pacientes hoje); UPH da Zona Leste, que tem 20 vagas de enfermaria, também sem pacientes.
Além destes, há o Centro de Estabilização do São Guilherme, que tem 20 vagas clínicas, com 5 internados, e 20 leitos de estabilização, com dois pacientes hospitalizados.
A rede municipal ainda tem 8 leitos de enfermaria e 4 de UTI disponíveis no Hospital Evangélico e mais seis vagas clínicas para crianças no Gpaci.
Boletim epidemiológico
Sorocaba recebeu a notificação de mais 29 casos confirmados da Covid-19, 60 recuperados e nenhum óbito. Do total de confirmados, 20 estão internados (11 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 218.
A cidade apresentou queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados de 104 para 66. Entre os suspeitos, três estão internados em hospitais da cidade, sem internações em UTI. Não há óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou de 211.965 para 212.427.
Foi protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei que obriga a Prefeitura…
O governo de Javier Milei anunciou nesta quinta-feira (14) que irá cancelar a aposentadoria da…
A atriz Fernanda Montenegro, 95, entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, após ter batido…
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) manter a condenação do ex-presidente Fernando…
Em uma partida na qual não apresentou um bom futebol, o Brasil não passou de…
O ano de 2024 teve 3.253 registros de casos notificados de coqueluche, o que o…