Os detalhes das obras de desassoreamento do rio Sorocaba e do córrego do Itanguá foram divulgados hoje (17) pela administração municipal.
As intervenções vão retirar materiais para aumentar a vazão de água e diminuir o risco de uma nova enchente, como a registrada no último fim de semana, após os transbordamentos registrados.
No rio Sorocaba, as máquinas vão atuar em nove pontos: Radial Norte, Parque das Águas, Jardim Iguatemi, Rua Saliba Mota, Sub-estação da CPFL, Usina Cultural, Praça Lions, Terminal São Paulo e Ponte de Pinheiros.
As obras ainda aguardam liberação do governo do estado, que vai liberar recursos para viabilizar as ações que devem durar 6 meses. No total serão investidos R$ 10 milhões pelo programa Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rio vivo e a estimativa é que as máquinas iniciem a operação em 20 dias.
No córrego do Itanguá, o desassoreamento já começou e tem previsão de ser entregue em três meses.
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos) afirma que há pelo menos 20 anos estas ações não eram realizadas e agora o objetivo é evitar que mais famílias sejam prejudicadas com chuvas fortes, que possam gerar alagamentos.
O diretor-geral do Saae, Tiago Suckow, explicou que a expectativa é retirar 10 mil metros cúbicos de materiais em 1,6 km do córrego do Itanguá e 50 mil metros cúbicos de nove pontos do rio Sorocaba.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!
As festas de fim de anos são momentos em que todos se sentem pressionados a…
Os turistas que estão pensando em alugar uma casa ou apartamento para passar o Natal…
O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…
O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…