Os detalhes das obras de desassoreamento do rio Sorocaba e do córrego do Itanguá foram divulgados hoje (17) pela administração municipal.
As intervenções vão retirar materiais para aumentar a vazão de água e diminuir o risco de uma nova enchente, como a registrada no último fim de semana, após os transbordamentos registrados.
No rio Sorocaba, as máquinas vão atuar em nove pontos: Radial Norte, Parque das Águas, Jardim Iguatemi, Rua Saliba Mota, Sub-estação da CPFL, Usina Cultural, Praça Lions, Terminal São Paulo e Ponte de Pinheiros.
As obras ainda aguardam liberação do governo do estado, que vai liberar recursos para viabilizar as ações que devem durar 6 meses. No total serão investidos R$ 10 milhões pelo programa Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rio vivo e a estimativa é que as máquinas iniciem a operação em 20 dias.
No córrego do Itanguá, o desassoreamento já começou e tem previsão de ser entregue em três meses.
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos) afirma que há pelo menos 20 anos estas ações não eram realizadas e agora o objetivo é evitar que mais famílias sejam prejudicadas com chuvas fortes, que possam gerar alagamentos.
O diretor-geral do Saae, Tiago Suckow, explicou que a expectativa é retirar 10 mil metros cúbicos de materiais em 1,6 km do córrego do Itanguá e 50 mil metros cúbicos de nove pontos do rio Sorocaba.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!
O advogado especialista em administração pública, Jomar Bellini, participou do Jornal da Cruzeiro nesta quarta-feira…
A presidente do Movimento das Mulheres Negras (MOMUNES) foi entrevistada pelo repórter André Fazano e…
Os destaques do final de semana do Sesc Sorocaba começam na sexta-feira às 20h, com…
Dados do Sebrae indicam que há mais de 10 milhões de mulheres donas de negócios…
Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteada nesta terça-feira (19). O concurso 2.798 teve…
O Centro Universitário da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) oferece nesta quinta-feira (21) o…