O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos) anunciou hoje (17) que o rodízio de água em Sorocaba terá uma última etapa por mais 16 dias, até o dia 2 de abril.
Este período não será prorrogado, segundo o chefe do Executivo, porque a meta de melhora na capacidade da represa de Itupararanga chegou a 47,27%, bem próximo do índice de 50% que foi estabelecido pela administração municipal como o número a ser atingido.
Além disso, os demais mananciais que abastecem a cidade estão com 100% da capacidade como as represas da Castelinho/Ferraz e Ipaneminha.
Nos próximos 16 dias, o racionamento será realizado com tempo reduzido, das 22h às 5h, novamente aplicado nos quatro grupos, sempre com um dia sem água e três com fornecimento normal.
O prefeito destacou que os sorocabanos aderiram a medida e houve pouca reprovação à medida. Ele citou que muitos moradores nem perceberam que o racionamento estava acontecendo.
Também participaram do anúncio o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, o promotor do Gaema, Antonio Domingues Farto Neto, o deputado estadual Edson Giriboni (PV) e o diretor-geral do Saae, Tiago Suckow.
Durante a entrevista coletiva, o prefeito ainda destacou a realização das ações de desassoreamento do rio Sorocaba, que será feita em 9 pontos, e no córrego do Itanguá, com o investimento total de R$ 10 milhões, que será feito por meio de uma empresa contratada pelo governo do estado, dentro do Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica.
Cerca de 60 mil metros cúbicos de materiais serão retirados com a remoção dos bancos de areia que prejudicam o escoamento das águas. A expectativa é que o desassoreamento comece dentro de 20 dias será concluído em 6 meses para o Rio Sorocaba e três meses para o córrego do Itanguá.
Histórico
O racionamento de água em Sorocaba começou no dia 17 de janeiro deste ano, com o objetivo de aumentar a economia, contribuir para a melhora do volume da represa de Itupararanga e evitar que os sorocabanos ficassem sem o abastecimento. Naquela data, a represa tinha volume de 18,5%, como reflexo da falta de chuvas no final de 2021.
Na primeira etapa, cada região da cidade, dividida em quatro grupos, ficou um dia sem água, das 18h às 6h, e três dias com o abastecimento normalizado.
Até o dia 17 de fevereiro, a medida aplicada representou uma economia de 710 mil metros cúbicos de água na represa, o que representa uma lâmina de 50 cm de água. Com isso, o nível de Itupararanga chegou a 43,88%, acima da meta de 40% estimada pelo Saae Sorocaba como resultado do rodízio.
Nesta data, o prefeito Rodrigo Manga anunciou que o rodízio seria estendido por mais 28 dias, até o dia de hoje (17), para que a represa tivesse uma melhora ainda maior na sua capacidade, chegando pelo menos aos 50%.
Ouça a reportagem de André Fazano!
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo Concurso Público…
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (19) uma operação para desarticular organização criminosa responsável…
Evento que atrai amantes de música e colecionadores, a tradicional Feira de Vinil do Studio…
Em comemoração ao Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, o grupo Lindas…
A 33º edição do “Mutirão de Empregos Sorocaba” – Especial Fim de Ano acontecerá no…
Na maior parte do tempo, a vida cotidiana segue sem grandes surpresas. Existem, porém, momentos…