Após quase seis meses de trabalhos, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Votorantim decidiu, na manhã desta quinta-feira (17), pela suspensão temporária do mandato do vereador Murilo Piatti (PSDB) pelo período de 60 dias com a suspensão dos seus subsídios proporcionais aos dias parados.
A Comissão apurou os gastos do parlamentar, em viagem a São Paulo, e o relatório final foi aprovado de forma unânime por todos os membros.
O presidente da Comissão, Thiago Schiming (PSDB) protocolou, após o término do encontro, no gabinete do presidente da Câmara Municipal, vereador Zelão (PT), ofício sobre a decisão final, para que ele possa comunicar oficialmente o vereador Murilo a respeito da decisão da Comissão e também, possa dar andamento aos demais trâmites necessários, como a convocação do suplente ao cargo, Robson Vasco.
O que diz o relatório
O relatório final, com 70 páginas, apresentado pelo vereador Cirineu Babosa (PMN), relator da comissão, descreve todo o processo de investigação com a transcrição de todas as oitivas realizadas pelos vereadores, toda a documentação coletada ao longo do processo, a defesa do vereador e a sua conclusão.
De acordo com o documento, durante todo o processo Murilo apresentou falas contraditórias, divergências em seus relatórios de solicitação de reembolso a gastos com refeições, feitos em uma viagem a São Paulo.
A decisão da Comissão de Ética indica que o parlamentar promoveu atos contrários à ética parlamentar, segundo o regimento interno da Casa, ao atuar de maneira negligente ou deixar de agir com diligência e probidade no desempenho de funções administrativas para as quais for designado, durante o mandato em decorrência do mesmo.
Ainda de acordo com o texto, Piatti, expôs negativamente sua própria imagem e a do Poder Legislativo, além de deixar de zelar pela total transparência das decisões e atividades no exercício do seu mandato, além de usou recursos públicos para favorecimentos ou vantagens pessoais ou eleitorais.
A denúncia
Durante a Sessão Legislativa realizada no dia 24 de setembro de 2021, um grupo de vereadores apresentou ofício solicitando que o vereador Murilo Piatti (PSDB) fosse investigado pela Comissão de Ética da Câmara Municipal.
De acordo com o documento apresentado pelos vereadores Ita (Cidadania), Pastor Lilo (União Brasil), Cesar Silva (Cidadania), Mauro dos Materiais (PTB) e Rogério Lima (PP), o vereador gastou R$ 302,17 de almoço e R$ 65,80 de jantar, eles foram procurados por munícipes questionando a utilização de erário público em meio a uma pandemia.
Os gastos estavam no sistema Transparência da Câmara Municipal.
No dia 28 de setembro os vereadores protocolaram o requerimento oficial na Secretaria da Câmara e a partir daí, os documentos seguiram os trâmites legais. O requerimento passou pela apreciação do Jurídico da Casa de Leis que no dia 06 de outubro de 2021, apresentou o seu parecer pela viabilidade de submissão do requerimento dos parlamentares à Comissão Permanente de Ética e Decoro Parlamentar.
Em 08 de outubro foi realizada a primeira reunião oficial que elegeu Thiago Schiming (PSDB), presidente e Cirineu Barbosa (PMN), relator da Comissão de Ética. A partir disso, foram diversas reuniões e oitivas com o intuito de confrontar informações dadas pelo vereador e levantar todos os dados sobre o caso.
Na manhã do dia 10 de março, os vereadores estiveram reunidos para analisar o documento de defesa, protocolado na Câmara Municipal, no dia 09 de março pelos advogados do vereador e nesta quinta-feira, (17), apresentaram a conclusão dos trabalhos e a decisão final dos membros.
O que diz o vereador
O vereador Murilo Piatti (PSDB) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “não concorda com a decisão e que ainda hoje irá se reunir com seus dois advogados para decidir os trâmites para recurso na Justiça.”
Ouça os detalhes com o repórter Caio Rossini!
Com informações da Câmara Municipal de Votorantim
As festas de fim de anos são momentos em que todos se sentem pressionados a…
Os turistas que estão pensando em alugar uma casa ou apartamento para passar o Natal…
O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…
O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…