Destaque

Prefeitura realiza sorteio das moradias do 1º empreendimento do Casa Nova Sorocaba

Com a presença de cerca de 8 mil pessoas nas arquibancadas do Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC), além de autoridades, servidores públicos e da imprensa, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), realizou, neste domingo (20), o sorteio eletrônico das moradias do 1º empreendimento do programa Casa Nova Sorocaba, a maior iniciativa habitacional municipal do País. A sessão pública foi transmitida pelo YouTube da Prefeitura de Sorocaba (https://www.youtube.com/user/prefeituradesorocaba) e pela TV Câmara, e a abertura da solenidade também foi exibida pelo Facebook e pelo Instagram oficiais (@prefeituradesorocaba).

O programa Casa Nova Sorocaba vai beneficiar milhares de famílias sorocabanas que, há anos, têm parte significativa da sua renda onerada com o aluguel e que, agora, terão a possibilidade de arcar com o financiamento do imóvel, por um valor bem abaixo do mercado. Ainda, parte dessas casas e apartamentos será entregue a custo zero para famílias em situação de vulnerabilidade social. Estão previstos, no mínimo, 40 empreendimentos pelo programa, porém, são mais de 330 terrenos públicos vazios na cidade, que estão em constante análise e estudo e que igualmente poderão ser utilizados no programa, para a realização de muitos outros empreendimentos.

“É uma alegria muito grande estar aqui com vocês neste dia tão especial, vivendo esse momento histórico para a nossa cidade. Agradeço a presença de todos neste dia maravilhoso. Esse é o maior programa habitacional da história de Sorocaba e o maior programa municipal do Brasil, porque é feito exclusivamente pelo Município em parceria com a iniciativa privada, não dependendo de recursos estaduais e federais para a construção das casas e apartamentos”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

“Este é um momento de alegria, de esperança, de renovação e de mostrar que é possível inovar, sem grandes recursos e ideias mirabolantes. Em meio à pandemia e a tantas dificuldades que os brasileiros enfrentam, nós, da Sehab, conseguimos compilar uma série de ideias, que ja são aplicadas no mercado convencional, para que sejam utilizadas também pela Prefeitura no programa Casa Nova Sorocaba”, afirmou o secretário da Sehab, Tiago da Guia.

Na ocasião, a secretária de Governo, Samyra Toledo, enfatizou que o programa municipal é uma promessa cumprida, feita pelo prefeito Rodrigo Manga na época da campanha eleitoral, e agradeceu o trabalho realizado pelos servidores públicos. “Quero agradecer a todas secretarias envolvidas, a Habitação, o Governo e a Comunicação, e dizer que, sem os servidores públicos, isso tudo não seria possível”, declarou.

Estavam habilitados ao sorteio do 1º empreendimento do programa Casa Nova Sorocaba 46.138 pessoas, que atenderam, conforme o cadastro realizado, pelo menos um dos seguintes critérios: coabitação familiar (quando, no mínimo, duas famílias residem no mesmo imóvel); adensamento excessivo em domicílio alugado (no mínimo, três pessoas dormindo no mesmo cômodo em imóvel alugado); e ônus excessivo com aluguel (comprometimento de, no mínimo, 30% da renda familiar com aluguel). No total, 250 moradores foram sorteados, entre titulares e suplentes. A lista dos sorteados já pode se conferida no link: https://habitacao.sorocaba.sp.gov.br/176-2/.

Neste 1º empreendimento do programa, que será construído no Jardim Tropical, a Prefeitura de Sorocaba vai oferecer subsídios de 25% (15 unidades), 50% (12 unidades), 65% (15 unidades), 75% (12 unidades) e 100% (no mínimo, 10 unidades). Cada apartamento terá uma área de, pelo menos, 40 metros quadrados, com cozinha, sala de estar, dois quartos, banheiro e área de serviço, além de uma vaga na garagem, a um valor de R$ 120 mil.

As informações são da Prefeitura de Sorocaba

Fabio Andrade
Compartilhar

Notícias recentes

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

13 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

15 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

18 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

1 dia atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

1 dia atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

2 dias atrás