Jornalismo

Sorocaba fica em 32º lugar em índice de empreendedorismo

Sorocaba ocupou o 32ª lugar no Índice de Cidades Empreendedoras deste ano. O relatório realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor, aponta que o município caiu 20 posições em comparação ao estudo feito em 2017. Além disso, a Manchester Paulista se tornou mais burocrática para empresários nos últimos cinco anos. A cidade caiu 53 posições no quesito ambiente regulatório e agora ocupa o 82ª lugar na lista.

A pesquisa da Enap seleciona, anualmente, os 101 melhores municípios do País para se empreender e analisa sete importantes vertentes para quem pretende abrir negócio na cidade: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso à capital do Estado, inovação, capital humano e cultura empreendedora. A última avaliação revelou que a capital paulista ainda é considerada a mais atrativa do Brasil para empreendedores.

No interior do Estado de São Paulo, São José dos Campos foi a mais bem classificada, ocupando a 7ª posição. Sorocaba, por sua vez, aparece em 32º lugar na lista. Isso se deve ao fato de a cidade apresentar queda em cinco das oito vertentes. O município desceu 24 posições no ranking de capital humano, que avalia a mão de obra básica e a mão de obra qualificada, chegando a 35ª colocação.

Em 2017, Sorocaba ficou em 1º lugar em termos de mercado, ocupando o topo da lista. Cinco anos depois, o resultado não é tão satisfatório como o esperado, a cidade agora ocupa 21ª posição. Na infraestrutura, o município passou de 2º lugar para 21º. O acesso a capital, que já não ocupava uma posição proeminente, foi da 31ª posição para 39ª.

Por outro lado, a cidade conseguiu alavancar a cultura empreendedora em 13 posições, conquistando o 13º lugar. Outro ponto positivo foi para a inovação. que subiu do 15º lugar para o 13º.

‘Lição de casa’

O economista Geraldo Almeida lembra que Sorocaba ocupou a 8ª posição do ranking Cidades Empreendedoras de 2016. Para ele, o histórico regressivo da cidade nas pesquisas serve como uma “lição de casa” para pensar em novas políticas municipais. “É preciso tratar a cidade com carinho e pensar a longo prazo. A construção da cidade precisa ser bem roteirizada e não pode mudar conforme os interesses. O investidor que acessa a pesquisa pensa: ‘Poxa, os indicadores caíram. Aconteceu alguma coisa’. Isso é muito triste”, explicou.

Almeida diz ainda que o momento é de alerta para o setor econômico da cidade. Para ele, apesar de os índices terem caído muito, ainda é possível recuperar a boa reputação de Sorocaba. “É como se um aluno que recebeu um livro didático o tivesse guardado no armário. Não há boas notas sem estudo. É disso que o município precisa, um estudo que analise todas as duas necessidades e aprimore o que seja necessário”, finalizou.

Cruzeiro Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba sobre os baixos indicadores da cidade no último relatório. Em resposta, a Administração Municipal disse que trabalha um novo Plano Diretor, a fim de desenvolver outros trabalhos de modernização e desburocratização dos serviços junto aos empresários e empreendedores, incentivando, ainda mais, os investimentos e a geração de emprego na cidade. De acordo com o poder Executivo, a cidade teve 18.890 empresas instaladas em 2021, sendo elas dos setores agropecuária, comércio, construção civil, indústria e serviços. 

Reportagem de Wilma Antunes – Jornal Cruzeiro do Sul
Foto: ARQUIVO JCS/ FÁBIO ROGÉRIO

Fabio Andrade
Compartilhar

Notícias recentes

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…

15 minutos atrás

Hemocentro alerta sobre redução da oferta de sangue nesta época do ano

Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…

32 minutos atrás

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (25) e segue até a…

1 hora atrás

Sesc Sorocaba apresenta programação do Encontro de Lutas

O Encontro de Lutas no Sesc Sorocaba acontece dos dias 26 a 30/11, com o…

1 hora atrás

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

21 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

23 horas atrás