Aconteceu na noite desta sexta-feira (25) a abertura oficial do 63º Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão 2022, no Ginásio Municipal Dr. Gualberto Moreira.
A competição é organizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), com apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul.
Para marcar o início do torneio foram realizadas cinco partidas amistosas e também várias homenagens. Um dos jogos foi entre o Grupo Conexão que enfrentou o Projeto Segundo Tempo. Outra partida foi entre integrantes do projeto social Tire um Menor das Ruas contra o Caas Futmax — todas escolinhas de futsal infantil.
Numa homenagem ao Mês das Mulheres, Espaço Divas e Amigas do Pedal também se enfrentaram na noite desta sexta-feira. Por fim, um dos momentos mais esperados foi a partida entre a seleção sorocabana de 1986, que enfrentou o Ipanema 1991/92 em homenagem ao atleta e professor Antonio Nicolau Marques Filho, já falecido. A partida também teve participação do árbitro Eliseu Sentelhas, homenageado pelos organizadores.
Secretário de Esportes da Prefeitura de Sorocaba, Pedro Roberto Pereira de Souza, lembrou que a festa conseguiu reunir passado e presente do esporte de Sorocaba. “Nós fizemos o resgate da memória esportiva de várias gerações. Todos os atletas, a formação e o educacional estavam presentes. Isso é o que representa o esporte da cidade. Para fazer esporte no Brasil a gente enfrenta a dificuldade, a falta de recurso. Então, todos esses técnicos e dirigentes são guerreiros em fazer do esporte um momento de lazer, um momento de felicidade e transformação”, disse. “Tenho certeza que o Cruzeirão deste ano será um grande sucesso”, acrescentou.
Hélio Sola Aro, presidente do Conselho de Administração da FUA, participou do evento e deu o pontapé inicial dos jogos, acompanhado do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). Aro lembrou que o evento reforça os compromissos da FUA e do Cruzeiro do Sul com o esporte de Sorocaba.
“São 63 anos desse torneio, o maior de futebol de salão do mundo, e é um orgulho para a Fundação estar a frente. Estar ao lado da comunidade é um dos objetivos da FUA. Isso aqui representa muito estar ao lado da sociedade. Esses atletas, essas famílias, essa união, isso tudo faz parte dos nosso objetivos”, lembra.
Fechando o evento de abertura do torneio, também aconteceram apresentações de dança, com a academia Isadora Duncan e a Banda Krucatá. Também foi realizado um Jogo das Estrelas com vários nomes ligados ao esporte de Sorocaba.
Nesta edição o torneio contará com 157 clubes, sendo 98 na categoria Principal, 21 no Veterano, 15 na Máster, 13 na Superveterano e 10 no Feminino. Neste ano o Cruzeirão 2022 tem o patrocínio de Sicredi, Postos Cacel, Vencedor Alimentos e Rede Bom Lugar.
Os jogos terão início na segunda-feira (28) e a previsão é que o torneio se encerre no final de maio. As partidas serão realizadas no Ginásio Municipal, na Arena Sorocaba, no Ginásio do Éden e no Ginásio do Jardim Nilton Torres.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.
(Foto: Fábio Rogério / Jornal Cruzeiro do Sul)
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a mostra Autores Sorocabanos na biblioteca municipal; tem Feira…
Janeiro é encarado por muitos como o marco para o recomeço, uma página em branco…