Milton Ribeiro pediu exoneração do cargo de ministro da Educação nesta segunda-feira (28), conforme divulgado pela coluna de Carla Araújo do portal UOL.
A saída foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União por volta das 16h40 desta segunda (28). Ribeiro esteve no Planalto no início da tarde e conversou pessoalmente com Jair Bolsonaro (PL). Em princípio, ele deve ser substituído por Victor Godoy, secretário-executivo do MEC, que até hoje era o número dois na pasta e atuava como braço-direito do ministro.
Auxiliares do presidente afirmaram que inicialmente foi estudada a possibilidade de Ribeiro se licenciar do cargo, mas foi decidido pela exoneração — no texto oficial, consta que a saída foi “a pedido”.
Apesar disso, nas palavras de um auxiliar direto do presidente, após sua defesa, Ribeiro poderia retornar ao comando do MEC “com mais tranquilidade”.
Uma carta chegou a circular entre parlamentares, atribuída a Ribeiro, em que dizia que ele não iria se despedir do ministério.
Pouco mais tarde, o pastor publicou um texto semelhante no Twitter, mas afirmou que decidiu solicitar a exoneração ao presidente, “a fim de que não paire nenhuma incerteza” sobre a conduta dele e a do governo federal.
A saída acontece uma semana após a divulgação de um áudio em que Ribeiro afirma que o governo federal prioriza a liberação de verbas a prefeituras ligadas a dois pastores.
Sem cargos, os líderes religiosos atuam em um esquema informal de liberação de verbas do MEC, segundo reportagem da Folha de S.Paulo.
“Foi um pedido especial que o Presidente da República [Jair Bolsonaro] fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar [Santos]”, diz o ex-ministro na gravação.
Ribeiro é o quarto ministro da Educação da gestão Jair Bolsonaro (PL). Ele assumiu em julho de 2020. Antes, foi vice-reitor da Universidade Mackenzie e vice-presidente do conselho deliberativo da mantenedora da instituição.
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…