O São Bento calou nesta terça-feira (29) a torcida do XV de Piracicaba ao golear o Nhô Quim por 5 a 1 no estádio Barão de Serra Negra e se classificar para a semifinal do Paulista Série A2. Foi a melhor maneira — na bola — de dar uma resposta aos acontecimentos do jogo de ida entre as equipes, no Walter Ribeiro (CIC), onde os beneditinos saíram na bronca com a arbitragem pelas expulsões de Diogo Oliveira e do técnico Paulo Roberto Santos, além do pênalti não marcado em Cristiano. A festa do Azulão só não foi maior pelo acidente ocorrido com um torcedor beneditino, que se pendurou na grade para comemorar o quarto gol e caiu no fosso do estádio. Ele foi socorrido consciente pela ambulância e, até o fechamento da edição, não havia informações detalhadas sobre o seu estado de saúde.
Comandado pelo auxiliar Éder Bastos, o Azulão começou o jogo tendo Serginho como substituto do suspenso Diogo Oliveira. Precisando reverter a desvantagem do 1 a 0 em Sorocaba, o XV de Piracicaba forçava os espaços e tinha maior posse de bola. O São Bento se defendia e jogava no contra-ataque. Com essa estratégia saiu o primeiro gol: aos 12 minutos, Lucas Lima roubou a bola na lateral e sofreu falta. Na cobrança, Gian mandou uma pancada, a bola bateu no travessão e voltou para Lucas Lima, que cruzou rasteiro no meio da área, onde estava Marcos Nunes. O “menino maluquinho” chutou no canto direito de Paulo Vitor para abrir o placar.
Houve pouco tempo para a comemoração são-bentista, já que, aos 16’, Victor Bolt perdeu a bola e ela ficou viva na área para Paraíba chutar cruzado. Zé Carlos pulou no canto direito, mas não alcançou. Após o empate, o Nhô Quim cresceu e o Azulão sofreu perigo, sendo salvo pelas defesas do seu goleiro.
No segundo tempo, Victor Bolt deu lugar a Nenê Bonilha, e Foguinho a Denis Neves — retornando após lesão sofrida no fim da fase de classificação. Franklin chegou a assustar Zé Carlos com chute rasteiro. Até que Victor Pereira acertou o gol que mudou a história do jogo. Aos 13 minutos, ele dominou a bola no meio do campo, avançou, dividiu com a marcação quinzista e chutou. A bola entrou no canto alto direito de Paulo Vitor.
A expulsão do lateral-esquerdo Capa, aos 22 minutos, por falta em Cristiano, logo após entrar em campo, foi a deixa para a classificação com goleada. Aos 29’, Lucas Lima fez uma quase cópia do gol de Victor Pereira. Ele trouxe a bola para o meio e chutou por cima de Paulo Vitor, no mesmo canto. O XV se afobou e, aos 31’, outra cria da base, Kayan, marcou o quarto. Lucas Lima salvou uma bola com carrinho e Nenê Bonilha serviu o companheiro, que chutou de canhota no canto esquerdo do gol do XV.
Imediatamente após o quarto gol são-bentista, o jogo foi paralisado por bombas arremessadas pela torcida piracicabana no gramado. Na sequência, as atenções se voltaram para o atendimento ao torcedor acidentado do Azulão, no setor visitante. Conforme informações da rádio Cruzeiro FM 92,3, ele sofreu ferimentos no supercílio e boca, e havia suspeita de fratura em uma perna.
A partida foi reiniciada após 11 minutos de paralisação. Não havia mais clima para comemoração, mas havia tempo para o quinto gol. Aos 50’, Wilson Junior invadiu a área e dividiu com Paulo Vitor. A bola ficou com Lucas Lima, que completou para a meta. Inicialmente o tento foi anulado por impedimento, sendo validado pelo VAR (árbitro de vídeo). (Eric Mantuan)
XV de Piracicaba – Paulo Vitor; Weriton, Robson Jr, Sandoval e Kaike (Capa); Adenilson (Edvan), Daniel Pereira (Carlos Alberto) e Paraíba; Franklin (Rondinelly), Diego Rosa (Padu) e Michel. Técnico: Roberto Cavalo
São Bento – Zé Carlos; Eliandro, Victor Pereira, Diego Sacoman e Foguinho (Denis Neves); Victor Bolt (Nenê Bonilha), Lucas Lima, Serginho e Gian (Kayan); Marcos Nunes (Wilson Júnior) e Cristiano (Fabinho). Técnico: Éder Bastos (auxiliar)
Gols – Gian, aos 12, e Paraíba, aos 16 minutos do primeiro tempo; Victor Pereira, aos 13’; Lucas Lima, aos 30’ e aos 50’; e Kayan, aos 31’ do 2ºT
Cartões amarelos – Paraíba, Franklin e Adenilson (XV de Piracicaba); Douglas Mendes (banco), Gian e Serginho (São Bento)
Cartão vermelho – Capa (XV de Piracicaba)
Árbitro – Thiago Luis Scarascati
Público e renda – Não divulgados
Local – Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul. Reportagem: Eric Mantuan. Fotos: Neto Bonvino.
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…