Jornalismo

Espetáculo “Desaparecidas” é atração gratuita no Teatro Municipal de Sorocaba neste domingo

A Cia. Efêmera de Teatro, de Piracicaba (SP), com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), apresenta, neste domingo (3), às 19h, o espetáculo “Desaparecidas”, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), localizado no Alto da Boa Vista. Os ingressos gratuitos poderão ser retirados, a partir das 18h, na bilheteria do teatro.

O projeto é contemplado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural), do Governo do Estado de São Paulo, e busca refletir sobre questões relacionadas às mulheres na pós-maternidade. Em uma investigação sobre o desaparecimento de uma mulher, atrizes narram, cantam e vivenciam histórias, delírios e fatos, por meio de uma linguagem contemporânea e lírica.

A peça foi criada após oficinas artísticas, realizadas pelas atrizes e mães Daniela Cavagis e Vânia Lima, em bairros da periferia da cidade de Piracicaba, a partir de questionamentos delas, que perceberam a necessidade de falar sobre a identidade da mulher ao se tornar mãe.

O propósito era compartilhar, por meio de depoimentos pessoais, experiências entre mães e dar voz a todas que sentissem a necessidade de discutir o seu papel, além da rotina maternal, tornando o espetáculo mais abrangente e múltiplo. Os impactos físicos, emocionais e sociais causados nas mulheres em função da maternidade auxiliaram as atrizes a elaborarem o espetáculo, que conta, também, com a participação da atriz e mãe Kelly Aguiar.

As pessoas que puderem ajudar podem levar um quilo de alimento não perecível para a campanha “A Fome não é Fake!”, do Fundo Social de Solidariedade (FSS). O TMTV está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/nº, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3238-2222.

Encontro criativo para mães
A Cia. Efêmera de Teatro realizará, ainda, no domingo (3), às 13h30, também no TMTV, um encontro criativo voltado a mães acima de 18 anos de idade. Caso seja necessário, as crianças também serão bem-vindas. Serão disponibilizadas 15 vagas, que serão oferecidas por ordem de chegada, para todas que desejarem participar de jogos teatrais, experimentos corporais e momentos com música. O objetivo é incentivar a reflexão sobre a identidade da mulher além da maternidade, reconhecendo o seu papel na sociedade.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

16 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

18 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

20 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

1 dia atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

2 dias atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

2 dias atrás