Jornalismo

Aberta repescagem para nascidos até 1967 sacarem valores esquecidos

As pessoas nascidas até 1967 ou empresas abertas até esse ano que perderam o prazo para pedir o saque de valores esquecidos em instituições financeiras terão uma nova chance neste sábado (2). Até meia noite deste sábado elas poderão participar de uma repescagem no site para agendar a retirada. 

O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central (BC) para a consulta e o agendamento da retirada de saldos residuais. Somente quem perdeu as datas informadas pelo sistema, de segunda (28) a sexta-feira (1º), poderá agendar a retirada.

Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rápido.

Após a primeira rodada de consultas no site Valores a Receber, o Banco Central reabriu o calendário de agendamento. De acordo com o órgão, isso ocorreu porque as instituições financeiras atualizaram as informações e liberaram mais valores esquecidos pelos correntistas. O BC orienta todos a repetirem o procedimento, mesmo quem já resgatou valores esquecidos ou cuja consulta apontou valores inexistentes.

Para agendar o saque, o usuário deverá ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.

Segundo o BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber. A maior parte dos recursos esquecidos, no entanto, é de pequeno valor. De acordo com levantamento do BC, saldos de até R$ 1 correspondem a 42,8% dos casos e montantes de até R$ 10 concentram 69,7% do total.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Espetáculo musical “Alô Dolly” será apresentado no TMTV

Está de volta a Sorocaba a grande produção do Entreatus neste ano: o musical Alô,…

6 horas atrás

Polícia Civil de Votorantim resgata animais em situação de maus-tratos em Piedade

Na última quinta-feira, 31 de outubro, uma operação conjunta entre o Setor de Investigações Gerais…

7 horas atrás

Editorial: Maratona do desenvolvimento 01/11/2024

A Rota Sorocabana, um conjunto de rodovias que desempenha um papel crucial na infraestrutura de…

9 horas atrás

Momento Jurídico: Moraes sugere que pejotizado pague tributo como pessoa física em ação trabalhista

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu que quem entrar com…

10 horas atrás

Projeto ‘Iorubrá’ é destaque na programação de novembro do Sesc Sorocaba

Há dez anos, o Sesc Sorocaba dava início a um movimento transformador com o projeto…

10 horas atrás

Governo de SP realiza o leilão para concessão dos serviços lotéricos

Nesta sexta-feira (1º), o Governo de SP realizou o leilão para concessão dos serviços lotéricos…

10 horas atrás