A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) Online registrou 60 mil boletins de ocorrência de violência doméstica em dois anos, segundo a SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo).
O número representa 82 registros diários no período informado pela pasta, desde abril de 2020.
Dos 60 mil registros, 20.232 (33,72%) foram de ameaça, 12.270 (20,45%) de crimes contra a honra e 11.670 (19,45%) de crimes de lesão corporal dolosa – um boletim pode conter mais de uma natureza criminal, ressalta a SSP.
A DDM Online foi criada em meio ao início da pandemia no Brasil, no fim de março, para atender às demandas de mulheres em situação de vulnerabilidade, agravada devido ao isolamento social após a chegada da Covid-19, com a possibilidade de potenciais agressores estarem em casa.
“Mais do que um atendimento rápido, a ferramenta garante às vítimas meios de denunciar, enviar provas e pedir medidas protetivas contra os agressores de forma online. É como se cada mulher tivesse uma delegacia na palma de sua mão”, afirma Jamila Ferrari, coordenadora das DDMs paulistas.
A DDM Online pode ser encontrada dentro da Delegacia Eletrônica, na qual se pode registrar ocorrências a partir de qualquer dispositivo – móvel ou fixo – sem sair de casa.
Pela plataforma, as vítimas podem inclusive pedir medidas protetivas contra seus agressores.
Ainda de acordo com os dados da SSP-SP, cerca de 10 mil boletins se tornaram medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça nesse período.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a mostra Autores Sorocabanos na biblioteca municipal; tem Feira…
Janeiro é encarado por muitos como o marco para o recomeço, uma página em branco…
Tecnologia é o aspecto que mais melhorou para os brasileiros. Em 2024, os brasileiros apontaram…