O Procon de Sorocaba, unidade vinculada à Secretaria de Governo (Segov) da Prefeitura, promove neste mês de abril a Operação Agências Bancárias 2022, para coibir casos de demora no atendimento e fila do lado de fora. Agentes do Procon já vistoriaram 40 bancos, desde o início do mês, e 18 foram autuados por apresentar algum tipo de irregularidade.
Conforme balanço parcial da operação, as principais constatações feitas pelos fiscais foram: fila de consumidores sem a emissão de senha (11 agências); tempo para iniciar atendimento acima do permitido pela legislação (nove agências); ausência ou inacessibilidade ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) (uma agência) e sistema inoperante (uma agência).
Como a Prefeitura de Sorocaba ampliou as penalidades para agências bancárias que não observarem o tempo de espera limite dos clientes na fila, agora, a multa ao infrator é de R$ 50 mil e, em caso de reincidências, pode implicar até na cassação definitiva do alvará de funcionamento do estabelecimento. As novas regras constam da Lei nº 12.524/2022, sancionada pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e publicada na edição de 28 de março do Jornal Município de Sorocaba.
“Todos os casos irregulares são passíveis de multa no valor de R$ 50 mil, uma vez que todas as agências já haviam sido notificadas e punidas com a penalidade de advertência. Há prazo para apresentar defesa e posteriormente recurso, mas, se confirmada a irregularidade, a multa será aplicada de imediato”, advertiu a superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.
Além de verificar a existência de consumidores aguardando por atendimento do lado de fora das agências e se todos receberam senha no momento de sua chegada, a operação também tem como foco o monitoramento do tempo para iniciar o atendimento, após a emissão da senha, e a quantidade disponível de caixas eletrônicos, guichês e atendentes de mesa disponibilizados.
Em dias úteis, o tempo máximo previsto em lei é de 15 minutos para iniciar o atendimento, após a emissão de senha, nos caixas ou caixas eletrônicos, e de 30 minutos nas mesas. Em véspera ou após feriados, dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, esse tempo limite é de 30 minutos, nos caixas ou caixas eletrônicos, e de até 45 nas mesas.
Segundo o Procon de Sorocaba, a legislação municipal vigente exige a emissão de senha para todos os consumidores que aguardam atendimento bancário, mesmo que estes se encontrem aguardando do lado externo da agência, visto que os bancos ainda controlam a quantidade de consumidores em seu interior. (Com informações do jornal Cruzeiro do Sul)
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…