A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), está antecipando, para o mês de maio, a segunda etapa do Mutirão da Saúde, envolvendo, nesta nova fase, cirurgias de catarata, vesícula e hérnia. A ação será realizada em parceria com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e a Santa Casa. Além dessas instituições, o atendimento com prestadores de serviços já está em processo licitatório.
A demanda de cirurgias oftalmológicas referentes à catarata, com 701 pessoas, será 100% atendida, zerando essa fila no município. Ainda no setor de oftalmologia, serão realizados mais 341 procedimentos médicos de estrabismo. Serão disponibilizadas igualmente, a partir de maio, cerca de 500 cirurgias para vesícula e mais de 1.000 cirurgias de hérnia.
As ações do Mutirão da Saúde, que tiveram início no dia 18 de fevereiro, já reduziram, ainda, para praticamente zero, a demanda de pacientes que aguardavam a litotripsia a laser (lico laser). Até o momento, foram ofertados mais de 15 mil procedimentos à população, entre consultas, exames e pequenas cirurgias, com cerca de 10.500 atendimentos. O absenteísmo médio dos pacientes é de cerca de 30%, apesar dos esforços das equipes da saúde para contatos e confirmações de agendamento.
Já foram tratadas no mutirão especialidades, como: oftalmologia; dermatologia; endocrinologia; cardiologia; geriatria; ortopedia; urologia; gastroenterologia e otorrinolaringologia. Também foram realizados exames, a exemplo de ultrassom, raio x e ressonância, além de pequenas cirurgias, como plástica e vasectomia. “Estamos estudando estratégias para otimizar, ainda mais, o mutirão e trazer à população mais opções de tratamento”, disse o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.
Outra ação oriunda do mutirão é a restruturação de agendamentos de vagas estaduais, que, de forma inédita, passam a ofertar 400 exames e consultas por mês, em média, igualmente contribuindo para otimizar o atendimento na rede municipal.
“Sorocaba está vivendo um momento histórico na saúde. A atual Administração já inaugurou três PAs 24 horas, demos início ao projeto do Complexo Hospitalar e, agora, estamos atendendo a demanda da população com esse mutirão, que vai zerar as filas de consultas, exames e cirurgias na cidade”, salienta o prefeito Rodrigo Manga.
Mais procedimentos médicos na Santa Casa
Desde de 2021, quando a atual Administração assumiu a gestão pública, a população sorocabana também passou a contar com mais procedimentos médicos à disposição, todos os meses. Atualmente, são ofertados aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), apenas por meio da Santa Casa de Sorocaba, mensalmente, 1.600 exames de raio x; 500 mamografias; 600 exames de ultrassom; 300 exames de endoscopia; 150 de colonoscopia e 100 cirurgias eletivas.
“O número de exames e cirurgias eletivas ofertado mensalmente para a população de Sorocaba é mais do que o dobro do oferecido em anos anteriores”, fala o presidente da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, Padre Flávio Jorge Miguel Júnior.
As informações são da Prefeitura de Sorocaba
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…