A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Urbes – Trânsito e Transportes, instalou mais um delimitador de altura de passagem de caminhões, desta vez, na Avenida Dom Aguirre, próximo à Praça Dom Tadeu Strunck, na pista em sentido ao Centro.
O dispositivo tem o propósito de impedir os frequentes casos de veículos pesados, com altura acima de 4,3 metros, que circulam, de forma irregular, por essa via e ficam enroscados sob a ponte Francisco Dellosso e o pontilhão da linha férrea, não observando a sinalização indicativa existente nesse local, tampouco a legislação vigente.
Além do indicativo de regulamentação de altura, o dispositivo possui placas móveis que, se atingidas por caminhões com excesso de altura, alertam o motorista para que não siga com o veículo até o pontilhão. Neste caso, a indicação é acessar uma saída de retorno, logo após o dispositivo, que também serve de acesso de ônibus ao Terminal São Paulo.
O delimitador, desenvolvido pela Semob e pela Urbes, é semelhante àquele instalado na Avenida General Osório, em operação desde o dia 3 de março, próximo ao cruzamento com a Avenida Dr. Afonso Vergueiro, também para evitar choques contra o pontilhão ferroviário.
Em caráter provisório, também existe um delimitador na Avenida Itavuvu, para passagem sob o viaduto que está sendo construído para interligar as avenidas Ulysses Guimarães e Edward Fru-Fru, na Zona Norte da cidade. Este será retirado ao fim das obras, pois a altura do novo viaduto já foi projetada maior, para que não haja esse problema na passagem dos caminhões.
“Trata-se de um mecanismo que tem se mostrado eficaz, pois colisões desse tipo complicam o fluxo de veículos, gerando lentidão no trânsito e risco de acidentes. A ideia é colocar mais dispositivos desse tipo em outros pontos da cidade, que estão sendo analisados de forma criteriosa”, adianta o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini.
O diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto, complementa que a instalação do dispositivo é uma ação preventiva, que visa alertar os motoristas. “O Poder Publico está fazendo a sua parte e o motorista também deve fazer a dele, estando atento à sinalização e às demais regras de trânsito”, completa.
Vale lembrar que o motorista flagrado desrespeitando a legislação que veta a circulação de veículos pesados dentro da cidade, assim como o delimitador de altura, será multado em R$ 195,23 (grave), o que implica na perda de cinco pontos no prontuário, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…
A Polícia Federal cumpre, nesta segunda-feira (23), quatro mandados de prisão preventiva contra suspeitos de integrar um…
O Brasil registrou uma morte por acidente aéreo a cada 58 horas em 2024. A…
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…