Jornalismo

Confira o calendário de vacinação desta semana contra Covid-19, gripe e sarampo

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), informa o calendário misto de vacinação desta semana (de 9 a 13/5), que imunizará contra Covid-19, gripe (Influenza) e sarampo, nas 33 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, das 9h às 15h.

As vacinas contra a gripe e o sarampo serão aplicadas na segunda (9), quarta (11) e sexta-feira (13). Já, as vacinas contra a Covid-19 serão disponibilizadas na terça (10) e quinta-feira (12).

Covid-19

A vacinação contra Covid-19 para crianças (a partir dos cinco anos), adolescentes e adultos seguirá nas 33 UBSs, na terça (10) e na quinta-feira (12). Aqueles que precisam tomar qualquer dose da vacina podem comparecer no dia da semana indicado para tanto, conforme calendário, para se imunizar. Adultos e adolescentes necessitam apresentar RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida.

No caso das crianças, no ato da imunização, precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a Carteirinha de Vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança.

Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar também um comprovante da condição de risco delas (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica ou cadastro já existente na UBS).

Para adiantar em até 90% o tempo de atendimento na hora da imunização da criança contra Covid-19, os pais ou responsáveis podem acessar o site: vacinaja.sp.gov.br e efetuar o pré-cadastro. A iniciativa tem como objetivo evitar aglomerações. Quem não conseguir realizar o pré-cadastro da criança, o mesmo poderá ser feito presencialmente na UBS.

Gripe (Influenza)

A vacinação contra gripe será feita de forma escalonada, para atender todos os públicos com tranquilidade e sem aglomerações. Na próxima semana, na segunda (9), quarta (11) e sexta-feira (13), seguirão sendo imunizados idosos com 60 anos ou mais, profissionais da Saúde, crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, além de população indígena, comunidades tradicionais quilombolas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades (veja a relação de comorbidade definidas pelo Ministério da Saúde).

Sarampo

A vacinação contra o sarampo será aplicada em crianças com idade a partir dos seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias e profissionais da Saúde, na segunda (9), quarta (11) e sexta-feira (13). Os pais ou responsáveis são fundamentais nesse processo e devem comparecer aos serviços de vacinação junto com seus filhos, levando a Carteira de Vacinação da criança para avaliação e registro. A vacina tríplice viral, aplicada nesta campanha, também protege contra rubéola e caxumba, além do sarampo.

No ato da vacinação, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e da Carteira de Vacinação da pessoa a ser vacinada. No caso dos profissionais da Saúde e professores, também é preciso apresentar comprovante de vínculo empregatício. Já, as pessoas com deficiência precisam igualmente apresentar laudo ou relatório médico.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Abono salarial ainda tem R$ 218,9 milhões; prazo para sacar termina nesta semana

O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…

54 minutos atrás

PF prende membros de grupo suspeito de lucrar R$ 1,4 bilhão com obras superfaturadas

A Polícia Federal cumpre, nesta segunda-feira (23), quatro mandados de prisão preventiva contra suspeitos de integrar um…

59 minutos atrás

Brasil registra uma morte por acidente aéreo a cada 58 horas em 2024

O Brasil registrou uma morte por acidente aéreo a cada 58 horas em 2024. A…

1 hora atrás

Ponte que liga Tocantins e Maranhão desaba sobre rio

A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…

16 horas atrás

São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa

São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…

16 horas atrás

65% dos MEIs acreditam que 2025 será melhor que 2024, mantendo otimismo para o futuro

A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…

17 horas atrás