Jornalismo

Aliados de Doria decidem judicializar disputa ao Planalto e devem recorrer ao TSE

Aliados do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, João Doria, decidiram judicializar a disputa e devem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar garantir o resultado das prévias do partido, realizadas em novembro do ano passado.

O pano de fundo do movimento do ex-governador de São Paulo é a perspectiva de que ele não seja anunciado como o cabeça de chapa da chamada terceira via na corrida pelo Palácio do Planalto.

Na quarta-feira (18), segundo anunciaram os dirigentes de PSDB, MDB e Cidadania, serão apresentados os resultados de uma pesquisa que vai nortear a definição da chapa única do chamado centro democrático.

Realizado pelo Instituto Guimarães Pesquisa e Planejamento, o levantamento deve levar em consideração tanto critérios de pesquisa quantitativa, quanto qualitativa —cenário que, em tese, seria mais vantajoso para a senadora Simone Tebet (MDB).

Neste domingo (15), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso saiu em defesa de Doria. Nas redes sociais, o tucano, que é presidente de honra do PSDB, afirmou que as decisões tomadas em prévias partidárias devem ser obedecidas.

“Agiu bem o candidato João Doria. Ressaltando que o resultado das prévias deve ser respeitado”, escreveu.

Horas depois, o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, também usou as redes sociais para responder a FHC.

“Caro FHC, com todo respeito, em nenhum momento dos diálogos em busca da candidatura única da terceira via e desde quando ainda lá participava o União Brasil, as prévias do PSDB sempre foram acatadas: João Doria era o candidato do PSDB. O da unidade poderá ser ou não. Com admiração.”

“Tentativa de golpe”

Neste sábado (14), em carta enviada ao presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, Doria chamou de “tentativa de golpe” a contratação de uma pesquisa para definir a candidatura única do grupo. O documento é tido como o primeiro passo para a judicialização da disputa interna do PSDB.

Na carta, também assinada pelo advogado de Doria, Arthur Rollo, o ex-governador diz que o próprio TSE já teria decidido, “em diversas oportunidades”, que “deve ser prestigiada a democracia partidária”.

“Segundo a ligação do então ministro Sepúlveda Pertence, extraída do acórdão TSE nº 2.163, de 01/03/1994, ‘…o que se chama de prévias não são as prévias americanas, que elegem eleitores à convenção, mas uma pesquisa de opinião dentro do partido, para que orientação seja da Comissão Executiva, seja do seu Presidente’”.

Diante da carta, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, convocou para terça-feira (17) uma reunião ampliada da Executiva Nacional da sigla, com a presença das bancadas tucanas da Câmara e do Senado.

No comunicado de chamamento para o encontro extraordinário do partido, Araújo afirmou que todas as negociações com os demais partidos do grupo em torno de uma candidatura única tiveram “notória anuência” de Doria e que a contratação da pesquisa foi referendada pela Executiva do partido.

“O Brasil vive um momento grave de nossa história em que o PSDB e outros partidos do centro democrático têm a obrigação de oferecer uma alternativa à sociedade brasileira”, escreve o presidente nacional do PSDB.

Procurado pela CNN, Doria disse que vale a manifestação de seus aliados. Também procurado, Araújo disse que não iria se manifestar.

Com informações da CNN Brasil.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Gilmar Mendes vota pela liberdade de Robinho em Plenário do STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (15) para colocar…

4 horas atrás

PF pede quebra de sigilos de responsável pelo atentado em Brasília

A Polícia Federal (PF) decidiu pedir a quebra do sigilo fiscal, bancário e telemático de Francisco Vanderlei…

4 horas atrás

Projeto de Lei obriga instalação de semáforos inteligentes em Sorocaba

Foi protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei que obriga a Prefeitura…

22 horas atrás

Milei cancela aposentadoria e pensão de Cristina Kirchner

O governo de Javier Milei anunciou nesta quinta-feira (14) que irá cancelar a aposentadoria da…

22 horas atrás

Fernanda Montenegro entra para o Guinness Book após bater recorde

A atriz Fernanda Montenegro, 95, entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, após ter batido…

22 horas atrás

STF mantém condenação de Fernando Collor na Lava Jato

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) manter a condenação do ex-presidente Fernando…

23 horas atrás