A vacinação contra Covid-19 acontece esta semana em 14 unidades de saúde de Votorantim. As doses serão aplicadas em pessoas com 5 anos ou mais de idade, de acordo com a programação feita pela Secretaria Municipal de Saúde.
A aplicação das doses não tem sido mais realizada às terças-feiras, no período noturno, no Aquário Cultura. O motivo é a queda na procura no local.
Durante toda a semana, 13 unidades de saúde serão usadas para vacinar duas populações-alvo: crianças de 5 a 11 anos e pessoas com 12 anos ou mais de idade. Já a Estratégia Saúde da Família (ESF) do Green Valley será aberta para a vacinação contra a Covid-19 na sexta-feira (dia 20). A dose será fornecida a pessoas com 5 anos ou mais de idade, das 9h às 12h.
A quarta dose da vacina contra Covid-19 também será fornecida a pessoas com 60 anos ou mais de idade. O imunizante para essa população-alvo será fornecido nos dias, locais e horários da vacinação em votorantinenses com 12 anos ou mais.
A vacina será aplicada na pessoa com 60 anos ou mais de idade que recebeu a terceira dose há mais de quatro meses. No local da aplicação disponibilizado pela Secretaria de Saúde (Sesa), o idoso precisará apresentar um documento com foto, CPF e a carteira de vacinação.
As crianças de 5 a 11 anos de idade poderão receber o imunizante desde que apresentem o CPF ou a carteira do SUS da criança. Também devem mostrar o comprovante de residência no nome dos pais.
Esse público infantil deve estar acompanhado pelos pais ou responsável para receber as doses. Os jovens de 12 a 17 anos também precisam da presença dos pais ou responsável ou podem optar por apresentar o termo de assentimento assinado por eles.
Os pais que preferirem agilizar o processo de vacinação dos filhos podem preencher um pré-cadastro no site “Vacina Já” por meio do link vacinaja.sp.gov.br. Basta clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário.
O pré-cadastro não funciona como agendamento, e os pais que não fizerem não serão impedidos de vacinar seus filhos. O único objetivo do formulário é tornar o processo mais rápido e evitar grandes filas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há a possibilidade de encerramento da vacinação antes do horário previsto em uma determinada UBS ou ESF. O motivo é que algumas vacinas têm um prazo de validade após a abertura do frasco. Para não ocorrer desperdício, as unidades avaliam a procura e podem optar por não abrir mais frascos no dia.
Confira a programação da vacinação:
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…