A Prefeitura de Sorocaba lançou o programa “Sema vai à Comunidade”, com a realização da ação educativa “Zoo vai à Escola”, no CEI-09 “Prof. Fernando Rios”, no Jardim Arco Íris, em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu). A atividade fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, em razão do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
As atividades da Semana do Meio Ambiente vão até o dia 11 de junho em Sorocaba, com uma agenda especial e diversificada, voltada ao público de todas as idades, com o objetivo de estimular a população a refletir sobre o meio ambiente e o viver de forma sustentável, principalmente com relação ao uso consciente da água, um dos recursos naturais mais importantes do planeta e a necessidade de sua preservação, assim como de toda a natureza.
O objetivo do “Zoo vai à Escola” foi de sensibilizar as crianças para a conservação da natureza, apresentando a elas o lobo-guará e o tamanduá-bandeira, dois animais ameaçados de extinção que habitam a floresta do Cerrado e ocorrem na região de Sorocaba, os quais fazem parte do plantel do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
No CEI-09, de forma lúdica, a equipe da Sema apresentou às crianças as curiosidades e características desses animais, utilizando exemplares taxidermizados (“empalhados”) e um vídeo educativo sobre as duas espécies. Os alunos também aprenderam que eles estão ameaçados de extinção na natureza e, por isso, é tão importante a preservação da natureza, o uso consciente da água e o respeito aos animais e às plantas.
Administrado pela Sema, o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos zoológicos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além da conservação das espécies, o parque desempenha um importante trabalho de educação ambiental, pesquisa, bem-estar animal e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.
O Zoo está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: eazoologicosorocaba@gmail.com ou pelo telefone: (15) 3227-5454.
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…