Confira como fica o calendário misto de vacinação desta semana (27/6 a 1/7), que imunizará contra Covid-19, gripe (Influenza) e sarampo, nas 33 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, das 9h às 15h.
Nesta semana, as vacinas contra a Covid-19 serão aplicadas na segunda-feira (27/6), quarta-feira (29/6) e sexta-feira (1/7), enquanto que as vacinas contra gripe e sarampo serão disponibilizadas na terça-feira (28/6) e quinta-feira (30/6).
Covid-19
A vacinação contra Covid-19 para crianças (a partir dos cinco anos), adolescentes e adultos será aplicada nas 33 UBSs, na segunda-feira (27/6), quarta-feira (29/6) e sexta-feira (1/7). Por recomendação do Ministério da Saúde, a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 42 e 40 anos ou mais foi incluída no calendário semanal de imunização.
Adultos e adolescentes necessitam apresentar RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso da pessoa com alto grau de imunossupressão, é necessário apresentar também laudo médico (veja a relação de alto grau de imunossupressão definida pelo Governo do Estado de São Paulo).
Para as crianças, no ato da imunização, elas precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a Carteirinha de Vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança. Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar igualmente um comprovante da condição de risco delas (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica ou cadastro já existente na UBS).
Gripe (Influenza)
Na terça-feira (28/6) e na quinta-feira (30/6), seguirá sendo imunizada contra a gripe toda a população com idade acima de seis meses. No caso da aplicação para crianças com idade entre 5 e 11 anos, deve respeitar o intervalo de, no mínimo, 15 dias da aplicação da vacina contra a Covid-19.
Também seguirão sendo imunizados contra a gripe idosos com 60 anos ou mais; profissionais da Saúde; crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; população indígena; comunidades tradicionais quilombolas; professores, demais profissionais da Educação e equipe escolar (merendeiras, auxiliares de educação, administrativos, inspetor de alunos, auxiliar de limpeza, entre outros); caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades (veja a relação de comorbidades definida pelo Ministério da Saúde).
Sarampo
A vacinação contra o sarampo será aplicada também na terça-feira (28/6) e na quinta-feira (30/6), em crianças com idade a partir dos seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias e profissionais da Saúde. Os pais ou responsáveis devem comparecer aos serviços de vacinação junto com seus filhos, levando a Carteira de Vacinação da criança para avaliação e registro. A vacina tríplice viral, aplicada nesta campanha, também protege contra rubéola e caxumba, além do sarampo.
No ato da vacinação, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e da Carteira de Vacinação da pessoa a ser vacinada. No caso dos profissionais da Saúde e da Educação, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema prisional também é preciso apresentar comprovante de vínculo empregatício. Já, as pessoas com deficiência precisam igualmente ter em mãos o laudo ou relatório médico.
Confira, abaixo, o calendário misto de vacinação contra Covid-19, gripe (Influenza) e sarampo desta semana (27/6 a 1/7):
O ano de 2025 começou, e agora? O que podemos esperar da economia, da política,…
O médico Francisco Antônio Fernandes foi entrevistado do Jornal da Cruzeiro nesta sexta-feira (3). Ele,…
No PROGRAME-SE desta sexta-feira destaque para a exposição de artes em Itu; tem atividades gratuitas…
O Jornal da Cruzeiro desta sexta-feira (3) entrevistou o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba,…
No primeiro programa do ano, o advogado e especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato…
Se em 2019, circulavam pelas ruas e estradas brasileiras quase 32,8 mil veículos eletrificados, hoje…