O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (29) que a Operação Sufoco, que foi iniciada em 4 de maio, reduziu em 20% o roubo de celulares e a apreensão desses aparelhos, por parte da polícia, aumentou 70% no estado. Além disso, os roubos de veículos tiveram uma queda de 30% na capital. O balanço da Operação Sufoco foi apresentado durante a entrega do pacote de modernização da Polícia Militar, com 27,5 mil pistolas e dois helicópteros.
“Quero cumprimentar a polícia de São Paulo por esse esforço. Enquanto governador deste estado, além do meu respeito e da minha admiração, as forças de segurança têm total apoio para continuar seguindo e protegendo o cidadão de bem em São Paulo”, disse o governador Rodrigo Garcia.
O balanço da Operação Sufoco, que dobrou o número de policiais nas ruas, mostrou que o número de celulares recuperados pelas polícias Civil e Militar cresceu. Em maio de 2019 – antes da pandemia que reduziu a circulação de pessoas e as atividades sociais, econômicas, culturais e de lazer -, foram apreendidos 3 mil aparelhos. Em abril de 2022 foram 3,9 mil e em maio deste ano, com a operação acontecendo, esse número chegou a 5,2 mil.
O cerco aos ladrões de celulares tem como alvo principal as quadrilhas do PIX, que atacam as vítimas para fazer transferências de dinheiro. Uma das centrais de transferência foi descoberta no primeiro dia da Operação Sufoco, dia 4 de maio, no Glicério, quando os policiais da Delegacia Seccional Centro prenderam criminosos e apreenderam 50 celulares.
Em maio de 2019, foram registradas 18,8 mil ocorrências de roubo de celulares, já em maio deste ano esse número caiu para 15 mil, o que representa 3,8 mil casos a menos. De janeiro a maio de 2019, os registros para este tipo de ocorrência chegaram a 92,9 mil, sendo que neste mesmo período deste ano, o número reduziu para 74 mil.
Com a Operação Sufoco, os roubos de veículos no estado de São Paulo diminuíram 18,7%, passando de 4 mil ocorrências em maio de 2019 para 3,3 mil em maio deste ano, 763 casos a menos. De janeiro a maio, a redução de roubos de veículos foi de 22,3%, passando de 19,7 mil nos primeiros cinco meses de 2019 para 15,3 mil em igual período deste ano. Na capital, esse número chegou a cair 30,7% em maio, se comparado com o mesmo mês de 2019.
Rodrigo Garcia entregou 27,5 mil pistolas Glock e dois helicópteros da Helibrás à Polícia Militar do Estado de São Paulo. O Estado investiu R$ 61,7 milhões na aquisição das pistolas para proporcionar maior segurança pessoal ao policial e, assim, assegurar uma melhoria nos serviços de segurança pública. Para a renovação e ampliação da frota do Comando de Aviação da Polícia Militar, o Governo investiu R$ 57,2 milhões.
Na ocasião, o governador também inaugurou o restauro do Gabinete de Treinamento do Choque e assinou o decreto que cria a Medalha Comemorativa aos 50 anos do COE (Comando e Operações Especiais). A honraria vai homenagear personalidades militares e civis que contribuíram com o COE ou com a Polícia Militar de alguma forma.
Não foi como o torcedor gostaria, mas neste domingo (17), o Santos levantou a taça…
A Polícia Militar deteve neste sábado (16), três indivíduos procurados pela Justiça. As equipes do…
O governo dos Estados Unidos anunciou na manhã deste domingo (17) a consolidação de um…
O texto da declaração final do G20 Social pressiona os governos dos países do grupo a adotarem…
O Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, em sua viagem aos Estados Unido, firmou uma parceria …
Uma pessoa morreu carbonizada após o carro em que ele estava pegar fogo, na madrugada…