Editorial

Editorial: Uma unidade que salva vidas (08/07/2022)

O Hospital do Câncer Divina Misericórdia, que é administrado e funciona dentro do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, zerou a fila de espera da rede estadual Hebe Camargo na região de Sorocaba, inclusive na cidade.

Essa boa notícia, a princípio, foi confirmada pelo padre Flávio Jorge Miguel Júnior, que é o gestor da Santa Casa local, durante entrevista no Jornal da Cruzeiro na terça-feira.

Assim, com as vagas excedentes, pacientes que vivem em cidades de outros Departamentos Regionais de Saúde também puderam começar a se beneficiar com os tratamentos oferecidos pelo polo oncológico de Sorocaba.

O Hospital Oncológico tem recebido pacientes de Campinas, São Paulo e Barueri, por exemplo.

Contudo, o padre Flávio ressalta que isso não significa que, em Sorocaba e região, todo mundo foi curado do câncer.

No entendimento dele, as secretarias municipais da Saúde de Sorocaba e dos outros 47 municípios, que estão sob jurisdição do DRS-16, e que são atendidos diretamente pelo Hospital Oncológico de Sorocaba, ou não estão fazendo o diagnóstico da doença e inserindo as pessoas na rede estadual Hebe Camargo ou estão demorando para dar o diagnóstico.

Diante de uma estrutura referência como esta, em Sorocaba, é de fundamental importância que as administrações municipais agilizem esse processo do diagnóstico do câncer e encaminhamento dos pacientes à unidade.

Com sua implantação, as vagas para tratamento de pacientes com câncer aumentaram, ou seja, saíram de 40 vagas disponibilizadas no ambulatório para a oferta de 130.

Houve aumento, também, no tratamento de radioterapia, ampliando-se de 40 para 70 vagas.

Trata-se, portanto, de uma estrutura de alta complexidade e que custa caro e, por isso, deve ser bem melhor aproveitada por Sorocaba e região, pois o Hospital do Câncer Divina Misericórdia recebe, por mês, quase dois milhões de reais.

São 700 mil reais do governo federal e quase 1 milhão e 300 mil reais do governo estadual.

Aliás, padre Flávio destacou que essa ajuda do governo do Estado veio logo após a ampliação do atendimento pelo Hospital do Câncer e, com a ajuda da deputada estadual Maria Lúcia Amary, o padre conseguiu obter o recurso dentro do Plano São Paulo, lançado pelo estado para o atendimento às Santas Casas.

Com certeza, foi uma grande conquista para a cidade e região, já que todos os serviços no hospital foram dobrados, tornando a unidade muito mais eficiente.

A Secretaria de Estado da Saúde explicou que a região da área de abrangência do DRS de Sorocaba possui quatro polos oncológicos, sendo o Conjunto Hospitalar de Sorocaba, a Santa Casa de Sorocaba, a Santa Casa de Itapeva e o Ambulatório Médico de Especialidades de Itapetininga, por meio do programa AME Oncologia, recém-inaugurado também.

De acordo com o padre Flávio, a rede Hebe Camargo realiza atendimentos de prevenção e tratamento do câncer.

No entanto, as prefeituras devem fazer o cadastro de pacientes diagnosticados no sistema paulista para o encaminhamento para as unidades, a fim de dar início aos procedimentos médicos.

Isto significa que os municípios não estão acompanhando a rapidez do atendimento do Hospital do Câncer Divina Misericórdia e estão demorando para gerar os diagnósticos e incluir esses pacientes na rede estadual Hebe Camargo.

Dessa forma, é necessário que as administrações públicas diminuam esse abismo entre o diagnóstico na rede básica de saúde e o início do tratamento no Hospital Oncológico de Sorocaba.

É fundamental que os governos municipais revejam o processo de acolhimento de pacientes oncológicos na rede básica de saúde para permitir que iniciem o tratamento oncológico o quanto antes para se curarem.

Não podemos, portanto, permitir que a burocracia e a falta de racionalidade nos municípios criem óbices que, por não ter paciente incluído na rede Hebe Camargo, releguem uma estrutura cara e complexa como a do Hospital do Câncer.

Bom seria que não houvesse pessoas com câncer, mas isso não é uma realidade e cabe às administrações municipais tornarem-se mais eficientes para cuidar melhor de seus cidadãos.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

1 hora atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

5 horas atrás

PM que atirou em aluno de Medicina é indiciado por homicídio doloso

Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…

8 horas atrás

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…

10 horas atrás

27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica premiou mais de 250 alunos de Sorocaba

22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…

11 horas atrás

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…

17 horas atrás