Jornalismo

Sorocaba recebe em agosto o projeto colaborativo BlindWiki

O renomado artista espanhol Antoni Abad, um dos precursores da rede social e videoarte no mundo, estará em agosto no Brasil para a realização da obra colaborativa BlindWiki, uma rede de áudios, baseada na localização de pessoas com deficiência visual, que utilizam os celulares para compartilhar suas descobertas sobre a cidade, por intermédio da postagem de gravações sonoras.

O projeto BlindWiki terá sua edição brasileira, com rotas de mapeamento em grupo organizadas nas cidades de São Paulo e Sorocaba (interior paulista). “O projeto carregará muito mais que informações sobre dificuldades e barreiras dos trajetos. Ele possuirá um importante acervo de experiências, opiniões e histórias, gerando uma cartografia criativa e colaborativa do que não é visível, criada em tempo real no site do projeto, à medida que os participantes postam suas próprias mensagens de áudio geolocalizadas”, explica Antoni Abad. O artista enfatiza que o BlindWiki parte da Avenida Paulista em São Paulo, mas visa mapear não só os pontos específicos juntos aos museus, patrimônios históricos e centros culturais da região, como compartilhar sons, percepções, sentimentos e críticas sobre toda a cidade. “Os participantes, que podem ser pessoas cegas, com baixa visão, ou até mesmo videntes, interessadas na acessibilidade e nos processos de criação coletiva, poderão também compartilhar de qualquer área da cidade, as descobertas e impressões de seus próprios trajetos diários”, comentou.

Edições do BlindWiki na Bienal de Veneza (2017), Bienal de Berlim (2016) e nas cidades de Wroclaw (2016), Sydney e Roma (2015), foram principalmente dedicadas à percepção sensorial da cidade, arte e cultura e acessibilidade urbana e deram muito certo.

Para Bruna Battistini, curadora da edição brasileira da obra, os mapas e nuvens de tags das edições anteriores do BlindWiki, refletiram as diversas interpretações do espaço público urbano, gravadas pelos participantes, tornando acessíveis suas próprias percepções. “Abad utiliza a arte para conectar. Apoiado nas novas mídias há mais de duas décadas, trabalha territórios específicos relacionando-os às comunidades daquele local. Em sua obra, a conectividade é um fator determinante que atinge sua máxima expressão, quando o coletivo que se consolidou no início do trabalho dá continuidade à ação. Um de seus projetos anteriores em São Paulo, o Canal Motoboy, durou 7 anos. Seu trabalho muitas vezes é difícil de enquadrar, se pensado através dos conceitos conhecidos nas vertentes ou movimentos artísticos atuais. É um trabalho que não é feito para um território específico, mas sim para uma comunidade específica. A fagulha de um novo conceito artístico que um dia poderemos conhecer como ‘human specific’” , finaliza.

Conforme dados do IBGE, mais de 6,5 milhões de pessoas no Brasil possuem deficiência visual. Desse número, 2,5 milhões vivem na região sudeste, o que representa 3,1% da população. “Por isso a importância de realizar este projeto colaborativo em cidades desta área”, acrescenta Silvia Stecca, produtora do projeto e presidente do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), que se alegra por realizar o BlindWiki na capital paulista, mas também de forma descentralizada, em Sorocaba.

Em Sorocaba, o projeto acontecerá no dia 13 de agosto, das 15h às 18h, no MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba.

As inscrições para participar das rotas podem ser feitas gratuitamente pelo link da bio do instagram do projeto @blindwikibr. Já o aplicativo, também gratuito, está disponível para Android e iOS e pode ser baixado no site Blind.wiki para ser utilizado por qualquer pessoa no Brasil e no resto do mundo.

Fotos: @krzysiek_orlowski

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

PF prende membros de grupo suspeito de lucrar R$ 1,4 bilhão com obras superfaturadas

A Polícia Federal cumpre, nesta segunda-feira (23), quatro mandados de prisão preventiva contra suspeitos de integrar um…

24 segundos atrás

Brasil registra uma morte por acidente aéreo a cada 58 horas em 2024

O Brasil registrou uma morte por acidente aéreo a cada 58 horas em 2024. A…

3 minutos atrás

Ponte que liga Tocantins e Maranhão desaba sobre rio

A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…

15 horas atrás

São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa

São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…

15 horas atrás

65% dos MEIs acreditam que 2025 será melhor que 2024, mantendo otimismo para o futuro

A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…

16 horas atrás

Tragédia em Gramado: Avião cai e deixa 9 mortos, incluindo uma criança

Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…

19 horas atrás