O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou na quinta-feira (4) o projeto de lei que estabelece o piso salarial dos enfermeiros, cujo valor-base ficou definido em R$ 4.750.
O projeto havia sido aprovado em julho pela Câmara dos Deputados com ampla maioria (449 votos a 12).
O PL 2564/2020 não havia sido encaminhado para sanção do presidente da República logo após a aprovação porque os parlamentares não haviam inserido na proposta a fonte de recursos.
Essa situação foi contornada com a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 11/2022, de iniciativa da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).
O novo valor estará valendo imediatamente após a publicação no Diário Oficial da União, o que ocorreu nesta sexta-feira (5).
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que também participou da cerimônia no Palácio do Planalto, ressaltou o trabalho dos profissionais e disse que “a enfermagem simboliza o cuidado”.
“E hoje estamos todos aqui, não para comemorar a sanção da lei, que é o ato administrativo, mas juntos com a enfermagem brasileira, fazer com que o mandamento da Constituição Federal de 1988, no artigo 196, que consagra a saúde como um direito de todos e um dever do Estado, se concretize”, afirmou.
“Agora, por ocasião da pandemia, se diz ‘descobrimos o papel da enfermagem’. Isso não é verdade, basta que alguma pessoa sofra um agravo de saúde para saber a importância da enfermagem”, disse Queiroga.
Com informações da CNN Brasil.
Na manhã desta quarta-feira (13), a Polícia Civil de Araçoiaba da Serra, com o apoio…
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, em continuidade ao seu programa…
O encontro mensal do Círculo Orquidófilo Sorocabano (COS) acontece neste domingo (17), das 9h às…
A delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba, Renata Zanin, foi entrevistada…
As unidades do Poupatempo em todo o Estado estarão fechadas nesta sexta-feira, 15 de novembro,…
Nos últimos anos, o artista multidisciplinar sorocabano Robson Catalunha vem se dedicando a criação de…