Sorocaba celebra nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, 368 anos de fundação.
Pujante e altiva, a cidade vem se desenvolvendo apesar das dificuldades e transformando-se, cada vez mais, numa referência do interior paulista.
Sede da região metropolitana, que envolve 27 municípios, e da própria região administrativa no Estado de São Paulo, Sorocaba consolida-se como um núcleo de desenvolvimento tecnológico e num centro de serviços importante para o desempenho do Estado de São Paulo no PIB nacional.
O Produto Interno Bruto da Região Administrativa de Sorocaba cresceu 9,4% no período de 12 meses, liderando entre outras regiões do Estado de São Paulo.
Esse dado faz parte de um levantamento divulgado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, a Seade.
Com esse crescimento, a Região Administrativa de Sorocaba totalizou R$ 140 bilhões nos 12 meses compreendidos de abril de 2021 a março de 2022, em relação ao período anterior.
O PIB analisa todos os bens e serviços produzidos a partir do desempenho dos principais setores da economia.
Pelos dados informados, Sorocaba superou outras regiões importantes, como as de Campinas, que cresceu 5,8%; Santos, que subiu 7,4%; Marília, que alcançou 7,1%; e Bauru, que ficou em 7%.
Até mesmo a região de São Paulo, que ficou na margem dos 3,6%, foi superada pela de Sorocaba na comparação do período entre abril de 2021 e março de 2022.
No primeiro trimestre de 2022, o PIB da Região Administrativa de Sorocaba avançou 2,7% frente aos três meses anteriores (outubro a dezembro de 2021), o que totaliza 34 bilhões e 300 milhões de reais.
Na reportagem especial de André Fazano, veiculada neste Jornal da Cruzeiro, o diretor regional do Ciesp de Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, observou a importância das indústrias na história de Sorocaba e no atual cenário de recuperação.
Atualmente, segundo Erly, a cidade oferece facilidades para que empresários invistam em Sorocaba.
No passado, a participação da indústria no equilíbrio fiscal e econômico do município foi fundamental.
Presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Hygor Duarte avalia que os resultados para Sorocaba e região nos últimos meses ajudaram na retomada da economia.
Ele também destaca a importância do segmento na formação de um lastro econômico firme e duradouro que vem proporcionando índices de consumo satisfatório para o aumento da arrecadação do município e, consequentemente, para melhorar os investimentos em saúde, educação e segurança, por exemplo.
Na mesma reportagem especial de André Fazano, o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, enfatiza o nível tecnológico da cidade nos últimos tempos, fazendo com que o município navegue na tecnologia de ponta, inclusive absorvendo rapidamente a nova tecnologia 5G.
No começo deste mês, por exemplo, teve início, na região central de Sorocaba, a instalação da infraestrutura para que a tecnologia 5G de telefonia móvel e dados digitais possa ser usada pela população sorocabana.
Desse modo, em alguns pontos, o sorocabano já começa a ter condições de acesso à tecnologia de quinta geração.
Nesta primeira fase, são 12 luminárias no total, sendo uma delas a matriz, transmitindo sinal 5G em um raio de até 300 metros e contando com telegestão, controle de luminosidade, câmera de videomonitoramento, reconhecimento facial e tecnologia de LED.
A matriz, portanto, recebe o sinal 5G e transmite para as demais luminárias, que são menores e reproduzem a internet sem fio em um raio de até 50 metros cada.
No quesito emprego, a região administrativa de Sorocaba ficou em segundo lugar entre as 14 do interior de São Paulo com maior geração de emprego nos últimos 12 meses, somando 37.932 novas vagas, ficando atrás apenas de Campinas.
Esse resultado representa uma variação de 6,1% nos últimos 4 trimestres.
Por fim, na reportagem especial desenvolvida pelo jornalista André Fazano, o historiador José Rubens Incao descreve o desenvolvimento da cidade desde quando começou lá atrás como pelourinho pelas mãos do fundador Baltazar Fernandes.
Hoje, Sorocaba comemora seus 368 anos de muitas conquistas e evolução de sua população.
Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…