O Colégio Politécnico Sorocaba promove nesta quarta-feira (24) a palestra “Por Trás das Fake News” com o professor de jiu-jitsu e escritor Ricardo Shimada, filho do casal proprietário da Escola Base, que foi vítima de uma das piores coberturas jornalísticas já feitas pela grande imprensa do País. A palestra aberta ao público acontece às 19h no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). É necessário se inscrever previamente. As vagas são limitadas.
No começo do ano de 1994 os pais de Ricardo, donos da Escola Infantil Base, em São Paulo, foram acusados por duas mães de abusar sexualmente de seus filhos. A acusação veio à tona após o caso ser divulgado na imprensa e causou grande comoção e repúdio público. Passado alguns meses, o caso foi arquivado por falta de provas. Os veículos se basearam em informações sem a devida apuração, para expor a situação que não existia.
“Eu decidi começar a falar sobre o caso, porém com outra perspectiva e hoje meu objetivo é falar para o maior número de pessoas e mostrar que uma fake news pode acabar com vidas inocentes”, relata Shimada.
O professor de jiu-jitsu também lançará em breve um livro em que conta sua história e acredita que o ambiente educacional é um dos melhores locais para trazer o assunto.
Para a diretora do Colégio Politécnico, Luciane Cristina Durigan, o papel da escola é fundamental para a vida em sociedade. “A nossa intenção é trazer informações e assuntos pertinentes à comunidade como um todo, que, inclusive, é um dos pontos de atuação da escola. Além de proporcionar um conhecimento ainda maior para os alunos e corpo docente do colégio sobre esse tema tão importante”, contou.
A palestra será às 19h no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral, localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2800 – Alto da Boa Vista. Para se inscrever é necessário acessar o link: bit.ly/palestrafakenews.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.
A temporada de férias em São Paulo deve atrair cerca de 4 milhões de turistas…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão…
A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) foi premiada com o Selo Sebrae de Referência em…
Cerca de 3,4 mil presos que cumprem pena no Vale do Paraíba, que abriga o…
A Urbes Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba, para…
A Operação Natal, realizada pelo Procon-SP e núcleos regionais, encontrou irregularidades em 254 lojas e…