Destaque

Inaugurado o primeiro trecho da Marginal do Córrego Itanguá

Foto; Divulgação SECOM Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, na tarde deste sábado (10), inaugurou o primeiro trecho das pistas marginais do córrego Itanguá, interligando as avenidas Adão Pereira de Camargo e Américo Figueiredo. 

A via, é uma  nova opção para o deslocamento na região Oeste, em ligação direta com a Zona Norte e o Centro da cidade.

A obra contempla duas pistas amplas, com 1.400 metros de extensão e três faixas, cada, canteiro central, ciclovia e calçadas de três metros de largura. 

O valor total da obra, será de R$ 37 milhões, abrangendo também a segunda fase, além da construção de viaduto na Avenida Américo Figueiredo.

O descerramento da placa e o corte da fita inaugural foram feitos pelo prefeito Rodrigo Manga, acompanhado de autoridades e moradores. Ainda, marcaram presença amigos de João Frate Neto, homenageado que dá nome ao trecho da marginal do córrego Itanguá, e familiares, inclusive, a viúva, Dona Neusa Maria Rodrigues Frate e os filhos Simone Rodrigues Frate e João Rodrigues Frate.

“Essa obra é só o começo. Ela ainda terá um segundo trecho que vai interligar com a Avenida Luís Mendes de Almeida. Fora isso, temos uma programação de uma série de obras previstas, na cidade toda, a partir do fim deste ano. Em 2023, Sorocaba vai se tornar um verdadeiro canteiro de obras e tudo da melhor qualidade, pois a população merece o que há de melhor”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, durante seu discurso.

Nesta etapa da obra, são 2.800 quilômetros de vias construídas e foram empregados 37 mil m² de asfalto; 10,5 mil de calçada; 3,9 mil m² de ciclovias; 20 toneladas de aço; 300 metros de aduelas para travessia do córrego; dois mil metros de tubulações de drenagem e três mil m³ de proteções para margens.

O empreendimento faz parte do programa “Sorocaba tem Pressa”, promovido pela atual Administração Municipal, para conferir agilidade às obras de mobilidade urbana em toda a cidade.

Atenção ambiental


A obra das avenidas marginais do córrego Itanguá englobou a construção de duas passagens subterrâneas para a passagem de animais. Os acessos, um de 57 e outro de 63 metros de extensão, permitem o deslocamento de espécimes entre as duas áreas de matas remanescentes nos arredores, conectando o Parque “Ouro Fino” ao córrego do Itanguá.


A eficácia da travessia de fauna pode ser verificada, inclusive, por meio de vestígios de pegadas de animais no local. As travessias foram propostas como medida mitigadora, a partir do trabalho de monitoramento da fauna desses fragmentos de mata, em cumprimento ao Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, firmado entre a Prefeitura de Sorocaba e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
O projeto engloba, ainda, a restauração ecológica no trecho de estudo, que receberá cerca de 2.700 mudas de árvores nativas. A medida facilitará a ocupação pela fauna silvestre, fornecendo abrigo e recursos alimentícios, além de benefício mútuo, já que boa parte da fauna observada possui relação de dispersão de sementes com a flora local, atuando como regeneradores naturais do ecossistema.

Ponte e desvio


A construção da marginal, ainda, contempla um novo viaduto sobrepondo o Córrego Itanguá, na Avenida Américo Figueiredo, cujas obras começam já nos próximos dias, além de outras travessias sobre afluentes desse manancial, melhorando a vazão e contribuindo para o combate a alagamentos em trechos nas proximidades. A ponte deve ser finalizada em até 12 meses.


Com a inauguração da fase inicial da marginal do Córrego Itanguá, a Rua Cecília Meireles, entre a Avenida Américo Figueiredo e a Rua Benedito Ferreira Telles, terá mão de trânsito alterada, uma vez que, nesse trecho, a via passa a compreender um dos sentidos da nova marginal.


Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), até que a obra do viaduto da Avenida Dr. Américo Figueiredo seja concluída, o deslocamento no sentido bairro, pelo trecho em obras, será desviado para a nova marginal, de forma a evitar o local da construção da ponte.

Segunda fase


A segunda fase das obras nas marginais do córrego Itanguá, ligando a região da Avenida Santa Cruz à Avenida Luís Mendes de Almeida, também já está nos planos da Prefeitura de Sorocaba. A licitação, para definir a empresa que executará esses serviços, está em andamento e a previsão é que as obras comecem em 2023. Tais intervenções igualmente constam no contrato de financiamento com o CAF.

Caio César
Compartilhar

Notícias recentes

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

1 hora atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

4 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

6 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

16 horas atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

22 horas atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

1 dia atrás