A obra do edifício, que recebeu o nome de Ícone Planeta, atingiu os 141 metros de altura e pode ser vista de várias partes da cidade. Segundo a construtora Planeta, é o prédio mais alto do interior do país, com 86 apartamentos de 150 m² a 173 m².
“Realizamos um projeto ousado, já que não há edifícios semelhantes no interior do Estado com uma infraestrutura tão robusta. Estamos registrando o nome da Planeta na história da construção civil brasileira com um empreendimento exclusivo e primoroso”, afirma Ricardo Guimarães, presidente da Construtora Planeta, uma das 50 maiores empresas do ramo no Brasil.
O projeto arquitetônico é do escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, de São Paulo (SP). O Ícone Planeta é maior que o conhecido edifício Copan de 115 metros, localizado na capital paulista, segundo dados do Wikipédia. No Brasil, os maiores edifícios estão em Balneário Camboriú (SC): o One Tower, com 290 metros, e as duas torres Yachthouse Residence Club, que têm 281 metros de altura.
No Ícone Planeta, os 45 pavimentos – 38 de apartamentos – foram construídos de forma escalonada para garantir sua solidez e segurança. Os números gerados pela obra impressionam e confirmam sua magnitude. Foram utilizados: 1.075 toneladas de aço, 11.075,80 m³ de concreto (que representam 1.600 viagens de caminhão-betoneira) e 324.652 blocos de alvenaria. Ainda serão usados 1.376 caixilhos (peças usadas para as esquadrias), 1.045 portas de madeira e um total de 16.782,56 m² de piso.
Um dos principais desafios de uma construção tão monumental é a logística, em especial o transporte de materiais para que cheguem até os 141 metros de altura. É uma operação complexa pela verticalização, principalmente nos dias em que o vento tem mais velocidade. Exatamente por conta de tais condições adversas, foram realizados testes em túnel de vento no Canadá para que o projeto do Ícone fosse aprovado. A prototipagem determinou quais esforços de carga poderiam ser feitos ao longo da construção. O cálculo estrutural do empreendimento foi feito pelo escritório França & Associados, referência no país nesse segmento.
Além disso, antes mesmo da conclusão da estrutura, o acabamento da fachada do Ícone começou a ser executado, em junho, até a primeira metade do edifício. Outra frente de trabalho também avança para concluir o interior dos apartamentos. A obra será finalizada em 2023.
A construção ainda é diferenciada. No terreno de 2.781 m², a Construtora Planeta apostou na implantação de áreas comuns nos pavimentos mais altos, como é o caso Sky Health Club & Spa, que ocupará o 21° andar, com sala de massagem e hidro, e vai oferecer aos moradores do Ícone uma vista espetacular da cidade. Os momentos de convivência também terão outras áreas como o Sky Lounge e Gourmet, no 29° andar.
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba localizou, no Jardim Zulmira, por volta das 2h15…
A partir desta segunda-feira (18), os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de…
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, desde o ano 2000, vacinas contra o…
Não foi como o torcedor gostaria, mas neste domingo (17), o Santos levantou a taça…
A Polícia Militar deteve neste sábado (16), três indivíduos procurados pela Justiça. As equipes do…
O governo dos Estados Unidos anunciou na manhã deste domingo (17) a consolidação de um…