O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, disse neste domingo, 2, que as instituições estão unidas em torno das eleições e que a votação transcorreu, até o momento, sem nenhum problema. “A grande vencedora das eleições de hoje é a sociedade brasileira.”
O ministro falou com jornalistas após visitar o projeto-piloto com biometria do teste de integridade das urnas. Ao lado dele estavam o presidente em exercício do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, o procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão e os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Sérgio Banhos e Benedito Gonçalves, entre outras autoridades.
A reformulação do teste foi feita a pedido das Forças Armadas como parte de uma série de sugestões enviadas ao TSE para suposto aprimoramento do sistema eleitoral. No projeto-piloto, uma parcela das urnas submetidas ao teste será ativada com a biometria de eleitores voluntários.
O teste de integridade é feito em todas as eleições desde 2002 – mas, até então, era feito apenas nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), sem participação dos eleitores. O objetivo é verificar se o voto que o eleitor digita na urna corresponde ao que é contabilizado pelo TSE. Para isso, o resultado do boletim de urna é comparado a votos registrados em cédulas de papel.
Mais cedo, Moraes foi ao Twitter desejar boa votação aos eleitores e disse que a Justiça eleitoral “segue trabalhando para que todos tenham um domingo tranquilo e seguro”. O ministro votou em São Paulo às 9h e retornou a Brasília em seguida.
Às 13h, Moraes acompanhará o teste de integridade realizado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Lá, o teste será feito da forma tradicional, sem a ativação da urna com biometria. Depois, às 14h, concede entrevista coletiva na sede do TSE. (Agência Estado)
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…