Os partidos políticos começam a se reunir nesta semana para definir apoios para o segundo turno da disputa presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
Após a apuração, a candidata Simone Tebet (MDB), que terminou em terceiro lugar no pleito, declarou que sua decisão já estava tomada e que daria 48 horas para as legendas que fazem parte da sua candidatura — MDB e a federação entre PSDB e Cidadania — se manifestarem.
“Não esperem de mim omissão, tomem logo a decisão, porque a minha já está tomada. Eu tenho lado e vou me pronunciar no momento certo. Eu só espero que vocês entendam que esse não é qualquer momento no Brasil”, disse a emedebista à imprensa no domingo (2). O MDB já iniciou as consultas com os diretórios estaduais, mas não há previsão de quando a decisão será tomada.
O PSDB, por sua vez, anunciou que a Executiva Nacional da sigla se encontrará nesta terça-feira (3) para decidir sobre a liberação de seus diretórios no segundo turno.
O Cidadania reunirá a direção do partido na terça-feira (4), ao meio-dia. Em nota enviada à imprensa, o presidente do partido, Roberto Freire, afirmou que encaminhou à Executiva Nacional posicionamento a favor de que a legenda declare apoio a Lula.
“Como presidente nacional do Cidadania, saúdo o processo democrático que culminou na ida de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro para o 2º turno das eleições presidenciais, que ocorreram de forma pacífica”, inicia Freire, que aproveitou para saudar o desempenho de Tebet nas eleições.
“Simone emerge como uma liderança nacional que terá voz ativa e participação nos processos decisórios que terão desenlace a partir desta terça-feira e se aprofundarão a partir de 31 de outubro de 2022. A Justiça Eleitoral e nossas instituições saem fortalecidas”, comemora o presidente do Cidadania.
“Informo ainda que encaminhei à Executiva Nacional, que se reúne nesta terça-feira, às 12h00, posicionamento a favor de que o partido declare apoio a Lula no 2º turno”, concluiu.
O PDT de Ciro Gomes também iniciou conversas com os diretórios estaduais do partido para definir a postura da legenda na disputa presidencial. A expectativa é de que o anúncio seja feito até quarta-feira (5), após reunião com integrantes da executiva nacional da legenda e lideranças regionais do partido, informou o presidente Carlos Lupi à CNN.
Outro partido que deve se reunir até terça-feira (4) é o União Brasil, partido de Soraya Thronicke, que conseguiu a quinta melhor votação para o Palácio do Planalto.
Com informações da CNN Brasil.
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…