Notícias

Teste nas urnas mostra que não houve divergência de resultados no 1º turno

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira (6) o relatório final do teste de integridade das urnas com biometria e, de acordo com o documento, não houve divergências durante a eleição do primeiro turno. Ao final da sessão de hoje, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que o resultado do projeto comprovou a lisura do sistema eleitoral.

“Todos se recordam que neste ano ao invés das tradicionais 100 urnas, realizamos em 641 urnas. E como só poderia acontecer, obviamente, integralmente para comparar exatamente os votos dados em papel, que são preenchidos anteriormente por escolas, estudantes, partidos políticos e digitados no momento da realização do Teste de Integridade, digitado pelos servidores da Justiça Eleitoral”, disse.

Ainda segundo Moraes, 58 sessões eleitorais, em 20 estados da federação e no Distrito Federal, participaram do projeto piloto do Teste de Integridade com biometria.

“Também neste Teste de Integridade com biometria nesse projeto piloto participaram 498 voluntários. Nessas 58 sessões eleitorais, participaram 493 voluntários. Da mesma forma, não houve nenhuma divergência. 100% de aprovação no teste com biometria. Ou seja, nas eleições do primeiro turno, nas eleições de 2022, se repetiu o que aconteceu em 2020, 2018, 2016, 2014, 2012, 2010, 2008, 2006, 2004 e 2002. 20 anos de absoluta lisura das urnas eletrônicas comprovadas pelo teste de integridade”, afirmou Moraes.

As urnas foram submetidas ao teste que é tradicionalmente realizado no dia das eleições, pela Justiça Eleitoral. As cédulas impressas e pré-preenchidas são digitadas por servidores da Justiça Eleitoral nas urnas incluídas na testagem. É um jeito de checagem do registro dos equipamentos eletrônicos.

A novidade neste ano foi a biometria de eleitores reais. A medida era uma reivindicação do Ministério da Defesa, que integra com o TSE e outros órgãos uma comissão de transparência das eleições.

Informações CNN Brasil

Caio César
Compartilhar

Notícias recentes

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…

4 horas atrás

‘O Futuro Já Começou’ vence as eleições para o próximo mandato da OAB de Sorocaba

A chapa “O Futuro Já Começou” venceu na quinta-feira (21) as eleições para o próximo…

4 horas atrás

ONA premia 74 instituições de saúde no Brasil, entre elas o BOS de Sorocaba

Na próxima quinta-feira, dia 28, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – realizará um…

15 horas atrás

Grande Baile Real de Príncipes e Princesas será com integrantes do Felicidade Down

A fusão dos projetos FADA MADRINHA MABEL e FELICIDADE DOWN T21 proporcionará uma experiência mágica…

16 horas atrás

Com serviço voluntário, CHS recebe carrinhos/karts elétricos para transporte de pacientes

Com a colaboração de Rotary Clubs de Sorocaba e o apoio do Supermercado Tauste, serão…

16 horas atrás

Editorial: Benefício para quem? 22/11/2024

O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi uma medida adotada pelo…

18 horas atrás