Jornalismo

“HumanizAção” e GCM resgatam jovem em surto e pai que tinham pulado no rio Sorocaba

A Guarda Civil Municipal (GCM) e a equipe do programa “HumanizAção” resgataram pai e filho, que tinham pulado no rio Sorocaba. O caso ocorreu no início da madrugada desta quarta-feira (12). 

O jovem, de 18 anos de idade e em estado de surto psicótico, estava tido como desaparecido desde o último dia 8. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional para receber os primeiros cuidados e, após, ser encaminhado para tratamento psiquiátrico e da dependência química. O pai dele tinha se jogado no rio, na tentativa de salvar o filho. 

A ocorrência, contudo, teve início na noite anterior, por volta das 23h10, quando uma equipe do “Humanização”, durante trabalho de abordagem social a pessoas em situação de rua, foi averiguar uma informação sobre pessoa em situação de rua no bairro de Santa Rosália. No local, encontraram esse rapaz de 18 anos, sem camisa e com escoriações pelo corpo, que fugiu ao notar que seria abordado.

As características do rapaz eram as mesmas de um indivíduo em surto, que, no sábado (18), fugiu de casa, após agredir a mãe e causar danos à residência. A família já tinha relatado o caso ao Serviço de Obras Sociais (SOS), entidade parceira da Prefeitura no programa “HumanizAção”, e estava desesperada à procura do jovem.  O pai foi contatado e acompanhou a equipe do SOS nas buscas.

O rapaz foi localizado em uma ponte sobre o Rio Sorocaba e a GCM foi acionada para dar apoio à ocorrência. Após 20 minutos de tentativa de abordagem, o jovem saltou nas águas e percorreu cerca de um quilômetro e meio dentro do manancial. Na tentativa de salvar o rapaz, o pai dele também saltou no rio, porém, foi atacado pelo filho. Os guardas municipais entraram no rio e salvaram os dois.

Os envolvidos foram mantidos nas margens do rio até a chegada da ambulância do Samu, que conduziu o rapaz até o pronto-socorro do Hospital Regional. O Corpo de Bombeiros também deu apoio à ação. Na sequência, o jovem será encaminhado para internação em leito psiquiátrico, para dar início também ao tratamento da dependência química.

Segundo relato do pai, a família já havia dado entrada na Defensoria Pública, para pedido de internação compulsória do filho. O caso foi registrado na Delegacia Participativa de Polícia (DPP) da Zona Norte.

Prefeitura de Sorocaba – Secom

Fabio Andrade
Compartilhar

Notícias recentes

Fica triste nas festividades de Natal e Ano Novo? Saiba como lidar melhor com a emoção

As festas de fim de anos são momentos em que todos se sentem pressionados a…

4 horas atrás

Locações para temporada no fim de ano estão até 78% mais baratas no litoral

Os turistas que estão pensando em alugar uma casa ou apartamento para passar o Natal…

5 horas atrás

Programa Planeta Social incentiva voluntariado em Sorocaba

O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…

5 horas atrás

Hospital Amhemed se destaca com taxas de infecção abaixo de 1,5%

As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…

7 horas atrás

Dom Júlio: Natal é época de ouvir o que Deus nos fala

O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…

8 horas atrás

Abono salarial ainda tem R$ 218,9 milhões; prazo para sacar termina nesta semana

O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…

8 horas atrás