Destaque

Moraes se reúne com plataformas digitais para reforçar combate a fake news

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se reuniu, nesta quarta-feira (19) com representantes de plataformas digitais e redes sociais para discutir a disseminação de notícias falsas na reta final do segundo turno das eleições.

Moraes solicitou aos representantes das plataformas total vigilância no combate à propagação de desinformação nestes últimos 11 dias da campanha eleitoral.

Estiveram presentes representantes das plataformas Google, Meta (que engloba Facebook, Instagram e WhatsApp), Twitter, TikTok, LinkedIn, Twitch e Kwai. Não houve representantes do Telegram na reunião. Todas essas plataformas são parceiras do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal.

Foram debatidas iniciativas que as plataformas podem adotar para aumentar a rapidez de retirada e combate à reprodução de conteúdos falsos idênticos, principalmente os ofensivos a candidatos que disputam o segundo turno para presidente da República.

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a reclamar à Justiça Eleitoral da demora na retirada de alguns conteúdos que já haviam sido alvo de contestação judicial, como notícias falsas que associavam o petista ao assassinato de Celso Daniel e ao PCC.

Segundo comunicado divulgado pelo TSE, na abertura do encontro, Moraes agradeceu o trabalho desenvolvido pelas instituições parceiras no primeiro turno para identificar, prevenir e coibir a disseminação dessas notícias fraudulentas, mas reconheceu que essa propagação de desinformação na campanha de segundo turno.

“Nós avançamos muito no primeiro turno. Tivemos, graças ao apoio das plataformas e redes sociais, um primeiro turno bem dentro do razoável, talvez até melhor do que todos nós esperávamos. Mas estamos tendo um segundo turno piorando cada vez mais neste aspecto. E, isso, da parte do TSE vem demandando medidas mais duras”, disse o ministro, de acordo com comunicado divulgado pelo TSE.

Os representantes das plataformas parceiras do Tribunal Superior Eleitoral disseram ao ministro sobre as últimas ações das mídias para impedir a replicação de notícias falsas pela internet e reforçaram que as eleições brasileiras são uma prioridade máxima para todas as plataformas.

Além de Moraes e dos representantes das plataformas digitais, também estiveram presentes o corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, os ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach e as ministras Isabel Gallotti e Maria Claudia Bucchianeri, além de assessores da Corte e da Presidência do TSE.

Caio César
Compartilhar
Tags: Brasil

Notícias recentes

Ponte que liga Tocantins e Maranhão desaba sobre rio

A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…

4 horas atrás

São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa

São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…

5 horas atrás

65% dos MEIs acreditam que 2025 será melhor que 2024, mantendo otimismo para o futuro

A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…

6 horas atrás

Tragédia em Gramado: Avião cai e deixa 9 mortos, incluindo uma criança

Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…

8 horas atrás

Forte chuva causa alagamentos e deixa carros submersos em Parque Aquático de Olímpia

Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…

9 horas atrás

Preços de itens da ceia de Natal variam até 164% em Sorocaba, aponta pesquisa do Procon-SP

Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…

9 horas atrás