Mais de três mil pessoas participaram do PdCTalks 2022, evento realizado no WTC Golden Hall, na semana passada, em São Paulo. Foram 25 apresentações que abordaram temas como inovação, varejo e e-commerce, profissional do futuro, grandes obras e sustentabilidade.
A proposta desta quarta edição é contribuir para a transformação digital da construção civil brasileira, em uma jornada de conhecimento direcionada a engenheiros, arquitetos, designers de interiores, pedreiros, aplicadores, lojistas, vendedores e estudantes.
Além de grandes nomes do setor, o evento também teve a presença de palestrantes de outras áreas que falaram sobre o desenvolvimento do profissional do futuro, com superação e excelência, como o nadador Daniel Dias – maior medalhista paralímpico brasileiro, o técnico de vôlei Bernardinho e Rafael Kiso, fundador da mLabs, plataforma líder de gerenciamento de redes sociais do Brasil.
No palco “Grandes Obras e Sustentabilidade”, a Construtora Planeta apresentou o ousado e moderno projeto do Ícone Planeta com o tema: “Desafio de construir o mais alto edifício do interior do Brasil”, com a participação de Henrique Penteado Teixeira, Diretor de Incorporação da Construtora Planeta, Rodrigo Taneishi, Gerente Geral de Obras da empresa e Alexandre Daud, Diretor Associado do escritório Königsberger Vannucchi, responsável pelo projeto arquitetônico do Ícone Planeta.
Um vídeo sobre as primeiras etapas da construção foi exibido e mostrou a magnitude da obra desde a fundação, que tem dimensões impressionantes com um elemento único de 25m x 25m com 2,5 m de altura. Na ocasião da concretagem, a Planeta fez a maior operação deste tipo na região de Sorocaba. As imagens também mostraram a evolução da estrutura, que já está concluída, com seus 45 pavimentos e 141 m de altura.
O Diretor de Incorporação da Construtora Planeta, Henrique Penteado Teixeira, ressaltou que o Ícone Planeta é um projeto exclusivo, de alto padrão, e que não há similar no interior do Brasil. “Construir um edifício nestas dimensões é um grande desafio que exigiu muito planejamento, que contou com os melhores profissionais do Brasil para o projeto estrutural, arquitetônico e para a execução. Vamos deixar um grande legado de transformação urbana, expertise para grandes obras no Brasil e um impacto positivo para a economia”, afirma Teixeira.
Na sequência, o arquiteto Alexandre Daud, do escritório KönigsbergerVannucchi, de São Paulo, apresentou como surgiu a ideia de construir o Ícone Planeta e todas as inspirações reunidas para o projeto, baseadas na arquitetura de prédios de grande porte localizados em Nova York, nos Estados Unidos.
Daud detalhou toda a concepção das plantas dos apartamentos e destacou que um dos pontos fortes do projeto é uma solução arquitetônica adotada que garante iluminação natural elevada e ventilação cruzada, o que deixa o imóvel arejado, algo muito valorizado pelos consumidores.
Outra ideia foi transformar o Ícone em um verdadeiro ponto de referência até mesmo à noite, com luzes que transformarão a construção em um verdadeiro farol, que poderá ser visto a distância. “Além de projetarmos um edifício com esta marca tão grandiosa, de ser o mais alto do interior do Brasil, também pensamos em criar um prédio que agregue pontos positivos para a cidade e seja generoso para seu entorno. Por isso, o Ícone Planeta não terá muro na parte frontal, apenas um jardim embelezando sua entrada”, afirma Daud.
Ainda na apresentação no PdCTalks, o engenheiro Rodrigo Taneishi, Gerente de Obras da Construtora Planeta, explicou sobre os aspectos técnicos do empreendimento citando detalhes sobre a fundação, pilares e vigas. Ele explicou que o Ícone Planeta tem uma estrutura escalonada, composta por um núcleo central com três grandes pilares. “Ao longo da construção fomos aplicando novas soluções e medidas para ajudar na execução do trabalho, como, por exemplo, iniciar o acabamento da fachada quando chegamos ao 23° andar, ainda com a estrutura sendo construída. Optamos por usar uma argamassa especial para evitar fissuras nesta parte externa”, explica Taneishi.
O evento PdCTalks foi promovido pela startup Parceiro da Construção, lançada pela Saint-Gobain e ArcelorMittal.
Sobre a Planeta
Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 54 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba.
Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal. Solidez, pioneirismo e inovação estão entre suas principais bandeiras.
A Planeta, além de ser uma das 50 maiores construtoras do país, também foi reconhecida pelo ranking como destaque em sua região de atuação.
O Prêmio de Destaque na Região de Atuação corrobora o protagonismo da empresa em 2021, quando lançou mais de 1.600 unidades atuando apenas na cidade de Sorocaba-SP e no nicho específico de médio e alto padrão. Dentre as primeiras 50 empresas premiadas, a Planeta é a única que atua em uma única região. A empresa é líder de mercado em seu segmento na localidade onde atua, sendo responsável pela maior parte share da região de Sorocaba.
Além de estar entre as primeiras 50 empresas premiadas pelo Ranking Intec, a Planeta ganhou o Prêmio de Produtividade 2021 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); é recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – Nível A; recebeu a certificação da GreatPlacetoWork (GPTW), consultoria global que identifica organizações que criam bons ambientes para se trabalhar em todo o mundo; e conquistou o “Selo Casa Azul – Ouro” da Caixa Econômica Federal, que reconhece obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação.
É, ainda, a construtora responsável pelo mais alto edifício do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon
As festas de fim de anos são momentos em que todos se sentem pressionados a…
Os turistas que estão pensando em alugar uma casa ou apartamento para passar o Natal…
O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…
O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…