Com objetivo de prevenir o enfrentamento à Leishmaniose Visceral, a Secretaria da Saúde (SES) realizou, nesta segunda-feira (24), no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE), um treinamento para equipes de assistência do Município referentes ao tema.
Durante a capacitação, a médica infectologista da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, Dra. Priscila Helena dos Santos, abordou sobre “Epidemiologia e estratificação das áreas de trabalho local (ATL)”.
Em seguida, o professor associado do Departamento de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenador da Residência Médica em Infectologia, Prof. Dr. Marcos Vinicius da Silva, tratou a respeito de “Fisiopatogenia, quadro clínico e tratamento” da doença.
Por fim, a médica veterinária e coordenadora de Vigilância em Zoonoses do município de Sorocaba, Dra. Thais Eleonora Madeira Buti, falou acerca de: “Vigilância e prevenção de reservatórios”.
Essa iniciativa faz parte de um plano de ação da Prefeitura de Sorocaba, que envolve vários setores, como: Secretárias da Saúde; de Governo (Segov); de Serviços Públicos e Obras (Serpo); Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal (Sema), de Urbanismo e Licenciamento (Seurb) e de Comunicação (Secom), além do Saae/Sorocaba.
“Esse treinamento integra uma série de ações, como coleta de dados de cães da cidade, manejo ambiental, além de novos estudos, entre outras importantes. Isso tudo fortalece estrategicamente o enfrentamento à Leishmaniose Visceral”, destaca a gestora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Diegues.
Foi protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei que obriga a Prefeitura…
O governo de Javier Milei anunciou nesta quinta-feira (14) que irá cancelar a aposentadoria da…
A atriz Fernanda Montenegro, 95, entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, após ter batido…
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) manter a condenação do ex-presidente Fernando…
Em uma partida na qual não apresentou um bom futebol, o Brasil não passou de…
O ano de 2024 teve 3.253 registros de casos notificados de coqueluche, o que o…