Notícias

Atletas de Sorocaba, Boituva e Sertãozinho são destaque na Copa América de Karatê

Três brasileiros representaram bem o País na 4ª Copa América de Karatê Kyokushin Union, realizada em Antofagasta, no Chile, ocorrida no dia 22 de outubro. E, mais que brasileiros, são atletas que representaram as regiões metropolitanas de Sorocaba e de Ribeirão Preto, cujas agremiações são vinculadas à Federação de Karatê Kyokushin Mas Oyama de Sorocaba.

A sensei Priscilla Cocchi, que é de Sorocaba, foi vice-campeã na categoria feminino de kata (luta imaginária); e o sensei Fabiano Pitz Filho, que é de Sertãozinho (Ribeirão Preto), conquistou a medalha de bronze na categoria masculino de kata.

Atletas André Santos; Priscilla Cocchi e Fabiano Pitz Filho

Outro atleta, que é de Boituva, sensei André Santos, foi vice-campeão na categoria masculino de kumite (combate) e escolhido pelos shihans como o melhor Espírito Samurai – Troféu Kantocho da 4ª Copa América.

O atleta Fabiano Pitz e seu treinador, o sensei Neto Nuci – que foi um dos árbitros oficiais do evento -, tiveram o apoio da Prefeitura de Sertãozinho por meio de um termo de colaboração com a Associação Beneficente de Esportes Lazer e Cultura (Abelc) da cidade. Na ocasião, sensei Neto também participou de um seminário especial ministrado pelo shihan (mestre) japonês, Okamoto Toru.

“Encerramos a 4º Copa das Américas com a certeza de dever cumprido, de representar a nossa amada pátria em solo estrangeiro. O Brasil sempre esteve presente nesse grandioso evento e sempre se destacou pela qualidade técnica de seus atletas e árbitros”, comenta shihan Ronan Ramos, presidente da Federação de Karatê Kyokushin Mas Oyama de Sorocaba.

Sensei Neto Nuci (à esquerda) e shihan Ronan Ramos (à direita), tendo ao centro os altetas

Ele enfatiza que, quando o atleta entra no tatame para lutar em território estrangeiro, torna-se um só para representar o País. “Lutamos com garra, honestidade e vencemos todas as dificuldades, medo e dor para chegar àquele momento de levantar nossa bandeira e agradecer a Deus por nos dar a oportunidade de representar milhões de brasileiros”, destaca shihan, ao mesmo tempo que agradece a todos que de alguma maneira colaboraram com os atletas brasileiros para chegarem a esse momento de glória.

Agora, os três já têm compromisso para 2023; graças ao pódio conquistado na Copa das Américas, eles garantiram vaga no Mundial que será realizado no Japão. (Da Redação)

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Ponte que liga Tocantins e Maranhão desaba sobre rio

A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…

14 horas atrás

São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa

São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…

14 horas atrás

65% dos MEIs acreditam que 2025 será melhor que 2024, mantendo otimismo para o futuro

A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…

15 horas atrás

Tragédia em Gramado: Avião cai e deixa 9 mortos, incluindo uma criança

Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…

18 horas atrás

Forte chuva causa alagamentos e deixa carros submersos em Parque Aquático de Olímpia

Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…

18 horas atrás

Preços de itens da ceia de Natal variam até 164% em Sorocaba, aponta pesquisa do Procon-SP

Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…

18 horas atrás