Jornalismo

Com mais de um terço das presas do Brasil, SP empurra alta histórica de encarceradas no país

O Brasil registrou uma alta histórica do número de mulheres presas, que quadriplicou entre 2000 e 2022, e ultrapassou a Rússia para se tornar o terceiro país com mais encarceradas no mundo. Com mais de um terço da população carcerária feminina brasileira (36%), segundo dados do Infopen, São Paulo guiou a alta histórica.

A política de encarceramento aplicada no estado e o tráfico de drogas são os principais motivos apontados por especialistas para influir no crescimento de toda a população encarcerada – incluindo os homens, o que se reflete, portanto, no contexto feminino.

“Historicamente o estado de São Paulo é o estado com o maior número de pessoas privadas de liberdade e que possui o maior número de unidades prisionais no país, portanto, um terço das mulheres presas do país estarem concentradas no estado é algo que é reflexo da política de encarceramento adotada no estado”, afirma Rosângela Teixeira, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Segurança, Violência e Justiça (Seviju) da Universidade Federal do ABC.

O forte investimento do estado em prisões se dá por uma soma de fatores, aponta a socióloga: as altas penas oferecidas a condenados por tráfico de drogas, a grande porcentagem de pessoas privadas de liberdade em prisão provisória e a chamada cultura de encarceramento no sistema de justiça.

“Mesmo diante da existência no Código Penal de penas alternativas à prisão”, lembra a pesquisadora.

Como o tráfico de drogas é responsável por parcelas consideráveis dos encarcerados e encarceradas no Brasil – no caso delas, em 62% dos casos –, o fato de São Paulo possuir os dois aeroportos mais movimentados do país (Guarulhos e Congonhas) pode exercer influência na quantidade de presas no estado, argumenta Stella Chagas, coordenadora do ITTC (Instituto Terra, Trabalho e Cidadania).

“Isso pode acabar influenciando nas prisões por tráfico de drogas, visto que esse é o crime que mais coloca mulheres na prisão”, afirma Chagas.

Brasil passa Rússia e é o 3º país com mais encarceradas no mundo

O estudo realizado pela ICPR (Instituto de Pesquisa em Políticas Criminal e de Justiça), da Birkbeck College, de Londres, no Reino Unido, evidenciou a desproporcionalidade do encarceramento feminino no Brasil: sexta população mundial, o país ultrapassou a Rússia e é o terceiro país com mais mulheres presas.

De acordo com os dados da pesquisa, o número de encarceradas quadriplicou ao subir de 10.112, em 2000, para 42.694 neste ano. No mundo todo, considerado o mesmo período de recorte, a alta foi de 60%.

Diretora do programa de pesquisa mundial sobre prisões do ICPR, Catherine Heard apontou que o aumento significativo de mulheres presas no mundo é “profundamente problemático”.

“Encarcerar mais mulheres por mais tempo não faz nada para tratar a injustiça social, simplesmente causando mais dano àquelas encarceradas, suas famílias e comunidades”, disse Heard.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Escala 6×1: como setores devem ser impactados pela PEC que quer mudar jornada de trabalho

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pelo fim da escala de trabalho 6×1 divide…

30 minutos atrás

Trump diz que Elon Musk vai liderar novo “Departamento de Eficiência do Governo”

O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump anunciou nesta terça-feira (12), que o bilionário Elon…

57 minutos atrás

PF e Polícia Rodoviária apreendem produtos de contrabando e descaminho

Na tarde desta segunda-feira (11), durante fiscalização na Rodovia Presidente Castelo Branco (SP-280), próximo ao…

13 horas atrás

Polícia Federal deflagra Operação Mithras e apreende quase 900 quilos de maconha

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a Operação Mithras para reprimir a…

14 horas atrás

FUNDEC é declarada patrimônio cultural imaterial da cidade de Sorocaba

A Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) foi declarada “Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade…

14 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba abre inscrições para oficinas gratuitas no MHS no mês de dezembro

No mês de dezembro, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult),…

15 horas atrás