Jornalismo

Shoppings preveem 90 mil vagas temporárias com Copa, Black Friday e Natal

Os shoppings estimam a abertura de pelo menos 90 mil vagas temporárias com o aquecimento das vendas neste final de ano. Segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), o número é superior ao do ano passado, quando 80 mil vagas foram abertas no último trimestre do ano.

Os dois últimos meses reúnem datas importantes para o varejo, como a Black Friday, na última semana de novembro, e o Natal. Neste ano, a Copa do Mundo também será realizada neste período, de 20 de novembro a 18 de dezembro.

Vendedores, ajudantes e balconistas são as vagas mais requisitadas, de acordo com um levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com o Sebrae. Além disso, mais da metade das empresas preferem contratar jovens de 18 a 34 anos.

Já o salário médio inicial está em torno de R$ 1.600, com jornada de trabalho entre 6 horas e 8 horas diárias. O setor de vestuário, calçados e supermercados serão os que mais vão contratar.

“Os empresários já começam a contratar, portanto, essa será uma ótima oportunidade para os cidadãos que estão buscando uma oportunidade. E ainda vale lembrar que a taxa de efetivação dos temporários após o Natal deve ser representativa”, afirma Luis Augusto Ildefonso diretor institucional da Alshop.

Em todos os setores, a Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) prevê a geração de mais de 680 mil vagas temporárias neste último trimestre, puxadas, principalmente, pelas datas sazonais.

“O segundo semestre está respondendo acima de nossas expectativas. Com destaque para o movimento acelerado do turismo, tanto de lazer quanto de negócios”, afirma o presidente da associação, Marcos de Abreu.

Segundo ele, o setor de serviços deve ter destaque no período. Casas de eventos esportivos, shows, festivais; hotéis; feiras gastronômicas; cinemas; casas noturnas; bares que demitiram muito durante a pandemia, agora estão voltando a repor seus quadros de pessoal, se apoiando na modalidade do Trabalho Temporário.

Para conquistar uma oportunidade temporária, a principal dica do presidente da Asserttem é que os profissionais procurem por agências oficiais de trabalho temporário registradas no Ministério do Trabalho e Previdência, que podem ser localizadas pelo site da associação (asserttem.org.br).

“Já a dica para conquistar uma eventual efetivação é o trabalhador temporário mostrar o que pode oferecer para a empresa em termos de competência e experiência profissional, já que as organizações buscam profissionais responsáveis e comprometidos com o negócio. Além de demonstrar disponibilidade e engajamento para o trabalho, com dedicação e com vontade de aprender. Desta forma, a chance de garantir uma vaga efetiva ao término do contrato temporário aumenta consideravelmente”, orienta Abreu. 

Com informações do Portal R7.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Projeto de Lei obriga instalação de semáforos inteligentes em Sorocaba

Foi protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei que obriga a Prefeitura…

18 horas atrás

Milei cancela aposentadoria e pensão de Cristina Kirchner

O governo de Javier Milei anunciou nesta quinta-feira (14) que irá cancelar a aposentadoria da…

18 horas atrás

Fernanda Montenegro entra para o Guinness Book após bater recorde

A atriz Fernanda Montenegro, 95, entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, após ter batido…

18 horas atrás

STF mantém condenação de Fernando Collor na Lava Jato

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) manter a condenação do ex-presidente Fernando…

18 horas atrás

Eliminatórias: Brasil joga mal e não passa de empate com a Venezuela

Em uma partida na qual não apresentou um bom futebol, o Brasil não passou de…

18 horas atrás

Número de casos notificados de coqueluche cresce em 2024

O ano de 2024 teve 3.253 registros de casos notificados de coqueluche, o que o…

18 horas atrás