O Sesc Sorocaba promove ao longo do mês de novembro diversas atividades sobre literatura. O púbico interessado vai poder participar de atividades como o clube de leitura e o clube de escrita, além do bate-papo e lançamento do livro “A menina que lia o vento”, com a autora Maria Teresa Ferreira. Confira:
Clube de Leitura – Becos da Memória, de Conceição Evaristo
Com Thatiana Rocha, bibliotecária do Sesc Sorocaba
O livro escolhido para ser debatido em novembro é “Becos da Memória”, romance de Conceição Evaristo, que descreve o cotidiano das periferias através de memórias de diversos personagens que se entrelaçam. Nesta obra, de forma lírica e leve, Conceição aborda temas profundos como desigualdades sociais, preconceitos e miséria.
A atividade acontece dia 19/11, sábado, das 15h às 17h, na Biblioteca da unidade. Vaga limitadas. Classificação etária 14 anos.
Clube de Escrita Sorocaba
As atividades consistem na troca de saberes e compartilhamento de informações, leitura e exercícios, buscando promover a arte da escrita e incentivar novos escritores.
O encontro acontece dia 24/11, quinta, das 19h às 21h, na Sala 1. Vagas limitadas. Classificação 16 anos.
Projeto “De cabeça nos livros”
O projeto “De cabeça nos livros” convida escritoras e escritores para falarem um pouco sobre sua pesquisa e temas caros à sua produção, associados ao lançamento de suas obras mais recentes.
A escrita como ferramenta de liberdade
Bate-papo e lançamento do livro “A menina que lia o vento”, com a autora Maria Teresa Ferreira. Mediação de Thatiana Rocha, bibliotecária do Sesc Sorocaba
O exercício da escrita é uma potente ferramenta para mobilizar os sentidos e construir alternativas que reverberam novos conceitos de democracia. Neste bate-papo, Maria Teresa Ferreira aborda a realidade imposta às mulheres pela violência da estrutura econômica-social e pelo racismo estrutural contra negras femininas.
A atividade acontece dia 25/11, sexta, das 19h às 21h. Para participar, basta retirar os ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Classificação 12 anos.
Sobre a autora
Maria Teresa Ferreira é escritora e feminista negra, mulher lésbica, mãe do Davi e educadora social. Coautora do livro “Narrativas de liberdade: marcha das mulheres negras de São Paulo”, também participou do livro “Carolinas”, lançado na FLUP, que reúne textos de escritoras negras em homenagem à Carolina de Jesus e à atualização de sua imagem e importância na sociedade atual.
SERVIÇO
Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.
No PROGRAME-SE desta terça-feira destaque para contação de história, de graça na Biblioteca Municipal de…
As festas de fim de ano são regadas a fartura de bebidas e comidas mais…
O prefeito de Salto de Pirapora, Matheus Marum, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta…
Depois das comemorações de fim de ano, onde muitas pessoas viajaram ao litoral paulista, Sorocaba…
O custo da cesta básica em Sorocaba encerrou 2024 no valor de R$ 1.165,61, registrando…
A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) estará presente na National Retail Federation (NRF) 2025, o…