O Febre: Festival e Conferência de Música chega à sua 8ª edição. Nos dias 1, 2 e 3/12, no Sesc Sorocaba, o público vai poder conhecer o trabalho de novos artistas da região, acompanhar bate-papos e conferir painéis que debatem arte, sociedade, marketing musical e tecnologia com músicos, produtores e pesquisadores convidados. Todas as atividades são gratuitas. Confira a programação completa:
Painéis
Arte como sustento em um país insustentável
Com Inti Queiroz, linguista, filóloga, produtora cultural, pesquisadora e gestora de políticas culturais e Socorro Lira, cantora, produtora cultural, violonista e compositora de música popular brasileira
Circuitos culturais, leis de incentivo, comunidades artísticas. Nesta atividade, Inti Queiroz e Socorro Lira falam sobre como os artistas podem construir alternativas sustentáveis e tirar proveito das oportunidades em um país onde a cultura está em constante desmonte.
A atividade acontece dia 1/12, quinta, às 16h15. Para participar, basta retirar os ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Classificação 14 anos.
A Casa de Leis é a casa do povo?
Com Iara Bernardi, vereadora de Sorocaba, professora e mestre em Biologia e Fernanda Garcia, vereadora de Sorocaba e professora de língua portuguesa
O que faz um vereador? Como devemos apresentar as demandas da cultura na Câmara Municipal? Este encontro ressalta a importância de como entender o funcionamento da casa de leis é um passo importante na construção de políticas públicas para a cultura.
A atividade acontece dia 1/12, quinta, às 18h15. Para participar, basta retirar os ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Classificação 14 anos.
Uma luz no fim do túnel: a arte no pós-crise
Com Rafa Barone, baixista, produtor e diretor musical e João Leopoldo, cantor, compositor e pianista
Quais as possibilidades de circulação, criação e monetização de artistas, passada a crise pandêmica? Como fazer o máximo com o mínimo?
A atividade acontece dia 3/12, sábado, às 16h15. Para participar, basta retirar os ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Classificação 14 anos.
Artista barra tik toker: música x entretenimento
Com Thiago Hiroshi, music partner na ByteDance e Tristão, músico
O artista e o dilema: entretenimento x arte. De um lado o Tik Tok, uma das plataformas que mais crescem no mundo. Do outro, um artista que usufrui das ferramentas de criação e interação oferecidas pela plataforma. Um papo que servirá tanto de embate quanto de inspiração para o público.
A atividade acontece dia 3/12, sábado, às 16h15. Para participar, basta retirar os ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Classificação 14 anos.
Turnê combina com o preço da gasolina?
Com Fernanda Martucci, sócia na agência Let’s GIG e Diego Leandraujo, produtor e músico
Nos últimos anos, vimos o preço da gasolina dobrar e a possibilidade de fazer turnês quase desaparecer. Quais alternativas têm os artistas que querem circular e que não envolvam deixar um rim no posto de gasolina?
A atividade acontece dia 3/12, sábado, às 19h15. Para participar, basta retirar os ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Classificação 14 anos.
Música colaborativa: um movimento bem-vindo
Com Daniel Bacchieri, jornalista, curador musical e produtor multimídia e Klaus Koti, músico multi-instrumentista, artista gráfico e multimídia
Quando o “Faça você mesmo” se transformou em “Façamos juntos”? Quais são as possibilidades de colaboração musical que podem romper barreiras territoriais, de língua e de estilo? Como estão atuando as novas comunidades musicais colaborativas e quais as perspectivas para o futuro?
A atividade acontece dia 3/12, sábado, às 19h15. Para participar, basta retirar os ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Classificação 14 anos.
Showcase
Júlio Moura
Cantor e compositor, Júlio Moura integrou a banda Mariamadame de 2009 a 2016, com a qual gravou os discos Identidade (2009), Pinduridéia (2011) e Arrumação ao Vivo (2013). Dividiu o palco e estúdio com nomes como Bocato, Fernando Anitelli (O Teatro Mágico), Pedro Viáfora (5 a Seco), JR Tostói (Lenine) e fez abertura para nomes como Jair Rodrigues, Moraes Moreira, Clube do Balanço, Trio Virgulino, Nando Reis, Pitty e Paralamas do Sucesso.
Em 2018, gravou seu primeiro trabalho solo, o EP “Em Frente”. O trabalho vem gerando novos frutos e parcerias com artistas de diferentes lugares do Brasil e do mundo, como o cantor Miguel Ganggini (Peru), a cantora Lenna Bahule (Moçambique) e o ator e cantor Bukassa Bengele (Congo).
A apresentação acontece dia 1/12, quinta, às 20h30, na Área de Convivência da unidade. Classificação 14 anos.
Paula Cavalciuk
A cantora e compositora lançou seu primeiro EP em 2016 e, desde então, já rodou o Brasil com sua voz única. Em 2017 lançou seu primeiro disco e agora, em 2022, lança seu mais novo trabalho: Pangeia.
A apresentação acontece dia 2/12, sexta, às 19h, no Teatro da unidade. Classificação 14 anos.
Sophia Chablau e uma enorme perda de tempo
Banda formada em São Paulo em 2019, a partir do encontro e da colisão entre Sophia Chablau (voz, guitarra), Téo Serson (baixo), Theo Cecato (bateria) e Vicente Tassara (guitarra, teclados). A banda transita por cantos distintos do mundo da música, como o barulho e a beleza, o pop e o experimental, o rock and roll e a música brasileira, entre outros, para criar uma sonoridade própria e autêntica, que corresponda ao desafio de se fazer canções interessantes hoje em dia.
A apresentação acontece dia 2/12, sexta, às 20h30, no Teatro da unidade. Classificação 14 anos.
• Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento (o ingresso vale para os 2 shows).
Stolen Byrds
Formada em Maringá/PR no ano de 2012, essa é uma banda composta por fortes riffs de guitarra, solos criativos, vocais viscerais, baixo e bateria cheios de swing e agressividade.
A apresentação acontece dia 3/12, sábado, às 15h, na Área de Convivência da unidade. Classificação 14 anos.
Dormente
Dormindo em suas próprias inseguranças e frustrações, Dormente é o grito de alívio de Victor Fortes. Misturando elementos de Synth-pop e Neo-Psychedelia, a banda cria uma atmosfera contagiosa de euforia. Logo no início, Victor apresenta as novas composições ao amigo e parceiro da banda, Ítalo Riber, que também é músico, produtor e criador da gravadora Lastro Musical.
A apresentação acontece dia 3/12, sábado, às 18h, na Área de Convivência da unidade. Classificação 14 anos.
Wi-Fi Kills
Misturando ficção científica, garage rock, sintetizadores e capacetes, os Wi-Fi Kills chegaram para mostrar seu som dançante e retrofuturista, como se o Devo tivesse encontrado o The Gories em algum lugar do cosmos. O grupo é formado por quatro agentes do rock tosqueira de Curitiba que integram ou integraram projetos como “O lendário Chucrobillyman”, “Os Savages”, “Joanetes” e “The Shorts”.
A apresentação acontece dia 3/12, sábado, às 21h, na Área de Convivência da unidade. Classificação 14 anos.
Caixinha de Música
Um estúdio profissional de captação de áudio e vídeo é montado no Sesc para que novos artistas tenham a oportunidade de gravar seus primeiros materiais audiovisuais.
A atividade acontece dia 2/12, sexta, das 12h às 14h, no Espaço de Tecnologias e Artes. Para participar, basta retirar os ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Classificação 14 anos.
Palco Pré-amp
Todo ano, o Febre chama uma iniciativa para produzir o palco Pré-amp. Este ano é a vez do Girls Rock Camp produzir 4 shows na Convivência do Sesc. A partir do meio-dia, Varal Estrela, Mar de Lobos, Eugênio e Je$$i se apresentam e, na sequência, recebem um feedback com o intuito de alavancar suas carreiras.
A atividade acontece dia 3/12, sábado, às 12h, na Área de Convivência da unidade. Classificação 14 anos.
As festas de fim de anos são momentos em que todos se sentem pressionados a…
Os turistas que estão pensando em alugar uma casa ou apartamento para passar o Natal…
O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…
O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…