A forte chuva que atingiu Sorocaba na tarde desta sexta-feira (2) provocou muitos transtornos, com ruas e avenidas alagadas, quedas de árvores, falta de energia elétrica e deixou famílias desalojadas. O Corpo de Bombeiros e a Urbes, além da Defesa Civil, foram aos locais para atender ocorrências durante toda a tarde e noite.
As equipes da Prefeitura de Sorocaba, sob a coordenação da Defesa Civil, ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), seguem mobilizadas para atender às ocorrências decorrentes das chuvas desta sexta-feira (2) na cidade.
As ações estão concentradas para atender as famílias que necessitam de apoio, além de garantir a mobilidade urbana, com a desobstrução das vias.
O prefeito Rodrigo Manga, acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), João Alberto Corrêa Maia (Governo – Segov) e Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana – Sesu), além das equipes, participou dos trabalhos que estão concentrados na região central de Sorocaba, nos arredores das avenidas Afonso Vergueiro e XV de Agosto, assim como nos bairros Jardim Marli e Itapemirim, na Zona Oeste.
Segundo a Defesa Civil foram registradas quedas de árvores nos bairros Wanel Ville, Centro, Parque Esmeralda, Jd. Astro, Jd. Refúgio, Residencial das Dálias, Vila Louzada, Villágio Torino e Ipanema Ville; uma queda de defensa metálica na Av. Ipanema; erosões no asfalto na Vila Nogueira e Jardim Brasilândia, alagamentos de ruas e avenidas no Parque Manchester, Jardim Itapemirim e Praça da Bandeira; deslizamentos de muros na Vila Barão, Jd. Itanguá e Jd. Los Angeles; enxurrada no Jd. Wanel Ville; uma casa bastante atingida no Conjunto São Joaquim e inundações no Jd. Lopes de Oliveira e no Jd. Itapemirim.
“As pessoas desalojadas estão recebendo todo o apoio necessário, até que o nível da água volte à normalidade. Todas as equipes estão nas ruas e temos recebido o apoio de todos que compõem o plano da ‘Operação Verão’, garantindo uma ação ágil e eficiente”, aponta o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba e Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Davi Dutra.
Levantamento prévio da Defesa Civil indicou a precipitação de 13 milímetros de chuvas na região do Aparecidinha; 28 mm no Jardim Saíra; 19 mm em Brigadeiro e 41 mm no Bairro dos Morros.
“Foi uma chuva intensa, em um curto período de tempo. Todos estão empenhados em fazer o melhor para ajudar aqueles que precisam. Fizemos o desassoreamento do Rio Sorocaba e do córrego Itanguá, o que ajudou muito a minimizar os efeitos das chuvas, mas continuamos nas ruas, prestando todo auxílio necessário”, apontou o prefeito Rodrigo Manga, que acompanhou as ações.
Quem precisar de ajuda, basta contatar a Defesa Civil, pelo telefone 156.
O verão está relacionado com sol e calor, mas também temos as famosas pancadas de…
O capitão do Magnus Futsal e ídolo sorocabano Rodrigo Capita foi o entrevistado do Fome…
Em entrevista ao repórter Victor Duarte na sexta-feira (03), o atleta sorocabano, bi-campeão brasileiro de…
Duas pessoas morreram após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba,…
A Marinha do Brasil (MB) informou hoje (9) que vai retomar as operações de mergulho…
Na noite de terça-feira (07), a Polícia Civil de Tietê, por meio do Setor de…