O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira (7) pela manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano.
Em comunicado, o Comitê justifica sua decisão, que foi unânime entre os membros presentes na reunião, citando “incerteza sobre o futuro do arcabouço fiscal do país e estímulos fiscais adicionais que impliquem sustentação da demanda agregada, parcialmente incorporados nas expectativas de inflação e nos preços de ativos”.
“A conjuntura, particularmente incerta no âmbito fiscal, requer serenidade na avaliação dos riscos. O Comitê acompanhará com especial atenção os desenvolvimentos futuros da política fiscal e, em particular, seus efeitos nos preços de ativos e expectativas de inflação, com potenciais impactos sobre a dinâmica da inflação prospectiva”, diz a nota.
A justificativa passa ainda pela desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que a projetada. Assim como nas decisões anteriores, pesou também o cenário inflacionário e perspectivas econômicas domésticas.
“Em relação à atividade econômica brasileira, a divulgação do PIB apontou ritmo de crescimento mais moderado no terceiro trimestre. O conjunto dos indicadores mais recentes corrobora o cenário de desaceleração esperado pelo Copom; Apesar da queda recente, especialmente em itens voláteis e afetados por medidas tributárias, a inflação ao consumidor continua elevada”.
Esta é a terceira vez seguida que o Comitê decide pela estabilidade da taxa, após uma sequência de 12 altas, iniciada em março de 2021, quando a Selic estava em 2% ao ano. O atual patamar é o mais alto desde novembro de 2016, quando a taxa básica estava em 14% ao ano.
A última reunião em que a taxa foi alterada, em 3 de agosto, houve alta de 0,5 ponto percentual. Na primeira decisão de manutenção da taxa, em 21 de setembro, o comunicado do Copom apontava que, apesar da manutenção, não estava descartada nova alta caso “o processo de desinflação não transcorra como esperado.”
Com informações da CNN Brasil.
Foi protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei que obriga a Prefeitura…
O governo de Javier Milei anunciou nesta quinta-feira (14) que irá cancelar a aposentadoria da…
A atriz Fernanda Montenegro, 95, entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, após ter batido…
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) manter a condenação do ex-presidente Fernando…
Em uma partida na qual não apresentou um bom futebol, o Brasil não passou de…
O ano de 2024 teve 3.253 registros de casos notificados de coqueluche, o que o…