Nesta quinta-feira (22), entre 9h e 12h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a Urbes – Trânsito e Transportes, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) promoveram, em conjunto, blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas na Rua Moriza Seabra, no Jardim São Marcos (Zona Oeste), e na Rua Paschoal Augusto Verlangieri, no Jardim Novo Horizonte (Zona Norte). No total, foram aplicadas 56 autuações e uma motocicleta foi apreendida pela PM.
O objetivo da ação integrada é coibir a poluição sonora na cidade, causada pelos escapamentos de motocicletas desregulados, o que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.
A equipe da Sema avaliou oito motocicletas, sendo que duas delas foram autuadas por infração ambiental, no valor de R$ 2.784,62 (Lei Municipal nº 11.367/2016). Os agentes de trânsito da Urbes, por sua vez, autuaram 51 motociclistas por diferentes irregularidades, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já, a PM avaliou oito motocicletas e aplicou três autuações, além de apreender um dos veículos.
A Sema disponibiliza, de forma permanente, uma pesquisa on-line para identificar quais são as principais vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são informados às autoridades de segurança para o planejamento das próximas ações integradas. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.
A temporada de férias em São Paulo deve atrair cerca de 4 milhões de turistas…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão…
A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) foi premiada com o Selo Sebrae de Referência em…
Cerca de 3,4 mil presos que cumprem pena no Vale do Paraíba, que abriga o…
A Urbes Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba, para…
A Operação Natal, realizada pelo Procon-SP e núcleos regionais, encontrou irregularidades em 254 lojas e…